MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Unisep inaugura zoológico em Dois Vizinhos

por Evandro Carlos Artuzzi em 19 de outubro de 2018 22:37
por Evandro Carlos Artuzzi em 19 de outubro de 2018 22:37

Solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades locais e regionais. Foto: Evandro Artuzi/RBJ

Depois de 6 anos de muito trabalho, a direção da Unisep (União de Ensino do Sudoeste do Paraná) conseguiu concluir as obras de construção do Zoo Unisep, que ocupam uma área de cerca de 30 mil metros quadrados. O zoológico foi instalado em anexo ao Campus de Dois Vizinhos, sede da instituição. A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), com a presença de acadêmicos, professores, autoridades regionais e convidados.

De acordo com o Joseti Antonio Meimberg, presidente da mantenedora da Unisep, a demora foi originada por conta de uma série de exigências dos órgãos governamentais ligados ao meio ambiente. “Mas com muito esforço de toda equipe, agora está concluído e disponível à comunidade regional e também a classe acadêmica”, disse.

Conforme o diretor geral da Unisep, professor Sergio Fabiane, o zoológico conta com 370 animais de cem espécies, divididos em 70 recintos. Os espaços abrigam felinos, cervídeos, aves, répteis, primatas, entre outras espécies. O zoológico vai funcionar entre as 9 horas da manhã e as 17 horas, de terça a domingo. Às terças, quartas e quintas será reservado a visitação de escolas e de sexta a domingo, aberto à visitação da população de modo geral. Será cobrado o valor de R$ 25 por pessoa. Estudantes pagam meia entrada.

O médico veterinário Felipe Azolini é o diretor do Zoo. Ele conta que o principal objetivo de um zoológico é a educação ambiental. “Você mostrar o animal bonito é fácil, então a gente tem que conscientizar as pessoas, elas tem que vê o que o ser humano faz com os animais. Aqui temos muitos deles que chegaram em situação de vulnerabilidade e precisaram de muitos dias de cuidado. Alguns tiveram membros amputados, como por exemplo, a Coruja da espécie mocho diabo que levou um tiro e teve uma asa amputada. Então mostrando esses animais mutilados é uma forma das pessoas pensarem no que vem fazendo”, disse.

Conheça o Zoo Unisep na produção da Criative Comunicação (Eduardo Britto)

Fotos: Lucas Carniel

 

Compartilhar