MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

“Um olhar para o futuro” forma nova turma de Chopinzinho e Sulina

por Evandro Carlos Artuzzi em 30 de novembro de 2018 14:06
por Evandro Carlos Artuzzi em 30 de novembro de 2018 14:06

Aconteceu na noite desta quinta-feira (29), no Centro Comunitário São Francisco de Assis, em Chopinzinho, a formatura do programa “Um olhar para o futuro”, promovido pela Cresol Liderança. Nessa etapa, o programa está formando mais de 80 alunos de escolas pertencentes aos núcleos de educação de São Francisco, São Luiz e Santa Inês, de Chopinzinho, e de um escola municipal de Sulina.

O evento de formatura contou com a presença de autoridades municipais, professores e pais dos alunos participantes. O presidente da Cresol Liderança, que abrange seis cooperativas da região, Valdecir Parafianiuk, destaca o objetivo do programa.

O prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, comenta sobre a parceria com a cooperativa Cresol. Conforme ele, com esse programa a instituição mostra o quanto está preocupada com o futuro das crianças e, ao mesmo tempo, sua inserção junto à comunidade local. “A Cresol está inserida na nossa comunidade, está preocupada com nosso município, com o desenvolvimento das pessoas e fazem também investimentos na sociedade e no meio ambiente”, disse.   

A participação da administração municipal no programa é realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação. A secretária, Edna Acorsi, afirma que o projeto tem uma relevante importância no processo de formação das crianças do quinto ano. Aproveitando o evento de formação, ela solicitou a ampliação do programa para outras escolas. “A gente conversou, pediu então para o Valdecir (presidente) a inclusão do núcleo do Bugre, é um pedido da direção da escola para que os alunos também tenham esse projeto de educação financeira e cooperativismo”, citou. 

Durante a formatura os alunos receberam, além do certificado de conclusão, também uma bola personalizada da Cresol. Todos estavam bastante eufóricos. É o caso de Juliano Karlin, de 10 anos. O estudante é de Sulina e contou o que apreendeu durante as aulas do programa. “Eu apreendido com o programa uma olhar par ao futuro que a gente pode ter um emprego bom, honesto, trabalhar em grupo e economizar que o juro tá muito alto”, contou. 

Quem também conta o que apreendeu é a aluna da Escola Visão do Futuro, de São Luiz, Larissa Kopik de Quadros, de 10 anos. “Apreendi a valorizar mais as coisas, respeitar os pais, ensinar as coisas para os outros e fazer para os outros o que a gente quer pra gente”, declarou. 

Também da Escola Visão do Futuro, Jussara dos Santos Prestes, de 10 anos, garante que o programa despertou a valorização das pessoas e o gosto pela leitura. “Gostei de ler os livros com os professores e valorizar as pessoas e também economizar”, contou.

O programa “Um Olhar para o futuro” é desenvolvido atualmente em dez Estados, com participação de cerca de oito mil crianças. Nessa semana, o trabalho foi reconhecido pela ADVB/PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). A premiação aconteceu em Curitiba.

A pedagoga do Infocos (Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário), Francieli Santos, coordenadora nacional do programa, explica que o programa tem por objetivo ensinar as crianças a realizar sonhos, a planejar o futuro. “Nós temos muitas crianças na escola que estão em situação de vulnerabilidade, temos também a questão da competitividade, da rivalidade, então através do programa a gente consegue explicar que a criança é capaz de ter sucesso, realizando seus sonhos e objetivos”, ressaltou.

Ouça reportagem Extra FM…. 

Fotos: Evandro Artuzi – Extra FM / Cresol Liderança 

Compartilhar