MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

TRE/PR adia julgamento do vereador Zico do Mercadão

por Ivan Cezar Fochzato em 10 de agosto de 2018 10:33
por Ivan Cezar Fochzato em 10 de agosto de 2018 10:33

Pedido de vista adiou julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE/PR) de recurso apresentado pela defesa do vereador, Ezequiel da Silva(MDB) de Palmas, sul do Paraná. Na sessão desta quarta-feira (08), o relator,  desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa Neto, votou pela manutenção da  sentença do juízo da Comarca, que condenou o atual presidente do Poder Legislativo à perda do diploma, inelegibilidade de oito anos e pagamento multa de R$ 50 mil reais.

Em outubro do ano passado “ Zico de Mercadão” foi sentenciado sob a acusação de ter se utilizado de sistema de contravales de combustíveis com valor de R$ 36,60 em troca da colocação de adesivos de propaganda em veículos e para a “compra de votos” nas eleições municipais de 2016.

O advogado de defesa, Guilherme de Salles Gonçalves, avaliou que se trata de uma decisão em que há caracterização de compra de voto sem eleitor comprado. Falou na Rádio Club na manhã desta sexta-feira(10) que embora o relator tenha reconhecido as provas contra seu cliente,  no processo há elementos que podem levar o Tribunal a reformar a sentença na sessão do próximo dia 16, quinta-feira. Citou como exemplo a forma como as testemunhas foram inqueridas e reinquiridas pelo Poder Judiciário e Ministério Público, bem como o teor das declarações proferidas pelos mesmos em juízo.

Antecipou que caso o TRE mantenha a cassação do vereador palmense, buscará no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) uma ação que o mantenha no cargo até o julgamento definitivo do processo, o que não deverá ocorrer antes do  próximo ano, em razão da agenda das eleições de 2018.

 

Compartilhar