Terreno baldio sem limpeza gera multa a proprietário

por Juliana Raddi em 18 de dezembro de 2018 11:20
por Juliana Raddi em 18 de dezembro de 2018 11:20

A prefeitura de Francisco Beltrão está realizando um intenso trabalho de conscientização e notificação quanto à limpeza de terrenos baldios. Esse trabalho visa além de manter a cidade com uma aparência agradável, cuidar da segurança da população evitando a disseminação de animais peçonhentos, moscas e outros tipos que podem transmitir doenças, como o mosquito da dengue.

(Foto: Divulgação)

 

O Secretário Municipal de Urbanismo Dirceu Abatti destaca que a prefeitura está em um primeiro momento desenvolvendo orientação: “na verdade, é uma questão de consciência, mas quando a gente faz um trabalho com o objetivo de fazer a limpeza na cidade em qualquer que seja o espaço, a gente tem a consciência de aquilo deve permanecer limpo. Então primeiro a gente busca sempre conscientizar a população”.

Nas últimas semanas, a equipe de urbanismo está visitando os locais que necessitam de limpeza, “nós estamos com o mapa de todos os loteamentos que a gente tem e que estão em estado de serem limpos”. Os proprietários são notificados e caso não realizem a limpeza, atitudes legais são tomadas: “a gente avisa, notifica uma, duas vezes e posteriormente faz a limpeza e em consequência a cobrança pelo serviço”, comenta.

O objetivo desse trabalho segundo Dirceu é conscientizar que existe a necessidade de manter a cidade limpa, não apenas nessa época do ano, mas “em todos os períodos do ano tem que manter limpo. Existe uma necessidade, para evitar doenças, evitar fluxo de cobras, ratos, espécies indesejáveis”.

 

Notificação

(Imagem: Divulgação)

A notificação não significa que a Prefeitura vai executar o trabalho, mas é uma forma de que a pessoa esteja ciente de que tem um prazo de 10 a 15 dias para realizar a limpeza do seu terreno. “Nós temos feito as notificações através de jornais, meios de comunicação, para que a pessoa esteja consciente de que o município está buscando essa alternativa, antes de executar o trabalho e fazer a cobrança. Porém muitas vezes por mais que a pessoa saiba, seja notificada uma, duas, três vezes, mesmo assim não resolve”.

O Secretário de Urbanismo destaca que a função da secretaria é trabalhar a conscientização e que a já estão conseguindo resultados positivos através dessas ações, “em muitos casos os proprietários já realizaram a limpeza na primeira notificação” e orienta: “para manter a cidade limpa é importante que todos estejam atentos, que os vizinhos cobrem a limpeza desses terrenos e assim o trabalho aconteça”.

Compartilhar