MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Só 30% dos eleitores de Palmas se recorda em quem votou em 2014

por Ivan Cezar Fochzato em 17 de setembro de 2018 10:02
por Ivan Cezar Fochzato em 17 de setembro de 2018 10:02

 

O total de eleitores de Palmas, sul do Paraná, que não sabem o que faz um deputado ou senador é de 43,1%. Além disso, 70% não se recorda em quem votou nas eleições de 2014. Esse é o resultado da pesquisa realizada pelos alunos do Colégio SESI/SENAI local. O objetivo foi colher informações do conhecimento sobre questões eleitorais.

O Projeto Transformação Cidadã e a Oficina Votar Bem, ouviu mais de 890 eleitores locais com idade entre 16 e 61 anos, também com o objetivo de orientá-los. Conforme o levantamento, 77,5% dos entrevistados compreendem a manifestação pelo votos branco e nulo numa eleição. Outros 12,6 não entendem como este tipo de voto funciona e 9,9% não respondeu. Sobre Deputado e Senador, na média, 43,1% disseram desconhecer suas funções, percentual pouco abaixo dos que manifestaram saber. O número de eleitores que não quiseram se manifestar somou 10,4%.

Conforme o professor, Juscelino Andrade Sampaio, a proposta do Colégio SESI foi inserir os alunos no debate e compreensão do processo político e social. “Estes alunos foram preparados durante um bimestre com temáticas referentes a política e sociabilização neste meio”, explicou.

Salientou que a proposta do trabalho foi de cunho educativo, uma vez que, não há qualquer vínculo e implicações político-partidárias pelos alunos participantes.

 

Compartilhar