Simepar reconhece: Palmas é a mais fria do Paraná

por Guilherme Zimermann em 18 de Abril de 2018 14:15
por Guilherme Zimermann em 18 de Abril de 2018 14:15
Palmas

Foto: Arquivo/RBJ

Em meio à disputa entre os deputados estaduais Nereu Moura (MDB) e Professor Lemos (PT) para eleger a cidade mais fria do Paraná, um parecer técnico do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) encerrou a questão, apontando Palmas como, de fato, a mais fria do Estado.

+ Deputados disputam título para cidade mais fria. Palmas ou Gal. Carneiro?

Conforme destaca matéria da Gazeta do Povo desta quarta-feira (18), em maio do ano passado, o deputado Lemos apresentou um projeto de lei propondo ao município de General Carneiro, o título de capital paranaense do frio. Três meses depois, Nereu Moura apresentou projeto semelhante, mas dando a honraria a Palmas.

Para a decisão não gerar dúvidas, os parlamentares encaminharam um ofício ao Simepar, solicitando que o órgão apontasse qual das duas é a mais fria. A resposta oficial foi lida na sessão desta terça-feira (17) da Comissão de Constituição e Justiça pelo deputado Nereu Moura. O parecer informou que a cidade mais fria é Palmas.

Com a confirmação do Simepar, o projeto que dá a Palmas o título de capital do frio no Estado deve prosseguir na Assembleia. Segundo o presidente da CCJ, deputado Nelson Justus (DEM), o projeto será avaliado pela comissão na próxima terça-feira (24).

Ao RBJ/Rádio Club, o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib aponta que o reconhecimento a Palmas se dá pelo histórico de dados coletados pela unidade do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) desde meados da década de 1970, e, posteriormente, as informações levantadas pela estação própria do Simepar, instalada no final dos anos 1990.

Salienta que, há alguns anos, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalou uma estação em General Carneiro e, em alguns momentos, foram coletados registros de temperaturas mais baixas, porém, Palmas apresenta temperaturas médias mais baixas, por isso, o reconhecimento como a mais fria do Paraná.

Ouça:

Compartilhar