MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Setembro Amarelo em Palmas

por Ivan Cezar Fochzato em 12 de setembro de 2018 9:48
por Ivan Cezar Fochzato em 12 de setembro de 2018 9:48

Diversas iniciativas estão sendo desenvolvidas em Palmas, sul do Paraná, tendo em vista o Setembro Amarelo, para a prevenção ao suicídio. Entre o sábado e segunda-feira, a Praça do Senhor Bom Jesus foi o centro das mobilizações.

No final de semana, o  Rotaract Club de Palmas, enfeitou  o espaço com a faixa e balões amarelos, cor da campanha. Também distribuiu também panfletos informativos e laços amarelos simbolizando o apoio ao combate ao Suicídio.

Já na segunda-feira(10) o Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) realizou a primeira  Caminhada pela Vida. Frequentadores  e  profissionais carregaram faixas e vestindo roupas amarelas, desde a sede da entidade e caminhou até a praça central.

Para a Coordenadora, Karine Tobera, o ato visa chamar a atenção dos pacientes e familiares para a prevenção e fim do  preconceito com as doenças mentais. “Nós se calem, não tenham medo e procurem ajuda”, ressaltou.

CASOS

Em  2018,  em Palmas cinco pessoas cometeram suicídio, sendo dois  adolescentes, um jovem e dois adultos. Em 2017, foram quatro mortes e 08 em 2016. Entre 2016 e 2017, 107 pessoas tentaram suicídio com uso de produtos externo, tais como: medicamentos, agrotóxicos e outros produtos químicos . A maioria dos casos (101) no perímetro urbano.

 

Compartilhar