Sessão solene e inauguração de praça homenageia maristas em Itapejara do Oeste

por Evandro Artuzzi em 4 de junho de 2018 14:21
por Evandro Artuzzi em 4 de junho de 2018 14:21

As comemorações dos 50 anos da Presença Marista em Itapejara D’Oeste chegam a uma fase simbolicamente importante este mês. No dia 05 de Junho – Dia do Meio Ambiente –, o Centro Social Marista Itapejara será homenageado em uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores e, logo após o evento, uma praça que tem uma área verde receberá o nome de ‘São Marcelino Champagnat’ em tributo ao sacerdote francês, idealizador e fundador dos Irmãos Maristas. No local, haverá a inauguração de uma estátua de dois metros de altura de Champagnat, com o objetivo de lembrar e demarcar sua importância para a história da cidade.

A Sessão, que irá começar às 19h, contará com a presença do prefeito Agilberto Lucindo Perin, outros políticos da cidade, com profissionais ligados à área da educação e assistência social e membros do Grupo Marista, como a Direção Regional Paraná Interior, na pessoa de Adriano Brollo e o Ir. Bene, Irmão Provincial responsável pela Província Marista Brasil Centro-Sul. Já a inauguração da praça em homenagem ao missionário tem horário previsto para 20h e contará com ampla participação também da sociedade civil, educadores e educandos do Centro e suas famílias.

São Marcelino Champagnat dará novo nome à praça que recebe estátua de sacerdote. Foto de divulgação

A história de Itapejara D’Oeste é diretamente vinculada à ação solidária dos maristas. Os irmãos chegaram à cidade em fevereiro de 1968, apenas quatro anos após a fundação do município, atuando na formação humana básica dos habitantes e trabalhando no auxílio das famílias. Com o crescimento da cidade, há 22 anos, foi fundado o Centro Social Marista Itapejara. Hoje o espaço oferece, em parceria com a Prefeitura Municipal, educação integral para 300 crianças e jovens de 6 a 16 anos. No seu dia a dia, são realizados projetos baseados em temas como agricultura, imigração, brincadeiras lúdicas, cuidados com o corpo, relacionamento entre gerações, textos, matemática e educomunicação.

O professor de Educação Física da Escola Estadual Irmao Isidoro Dumont, Jaime Domingos Testa – que foi educando Marista de 1972 a 80, voltando como educador em 86 -, ressalta a importância histórica da presença Marista na cidade. “Itapejara é o que é hoje graças à presença Marista. O grande desenvolvimento social do município é uma conseqüência de um trabalho que ensinou à população, alunos e famílias essa filosofia salutar de humildade, sinceridade e tolerância”.

A série de celebrações ao cinquentenário da Presença Marista em Itapejara teve início em abril, quando o Memorial Presença Marista em Itapejara foi inaugurado com pesquisa histórica que aprofunda e detalha as influências dos Irmãos Maristas na cidade; houve o lançamento do documentário “Retratos de uma Missão”, que conta a caminhada dos irmãos junto à comunidade nos últimos anos. Já em maio, foi realizado pelo centro em parceria com a prefeitura e a Faculdade de Pato Branco (FADEP), o II Fórum de Educação e Direitos Humanos de Itapejara “Multiculturalidade: Diálogos Possíveis”, que dialogou sobre questões importantes ligadas ao tema. 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional, e a rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipal, estadual e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 24 unidades sociaise nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Compartilhar