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Servidores da rede estadual de educação deverão passar por atualização cadastral

por Guilherme Zimermann em 4 de Janeiro de 2018 13:27
por Guilherme Zimermann em 4 de Janeiro de 2018 13:27

Todos os professores e funcionários vinculados à Secretária de Estado da Educação (SEED), lotados em Palmas, Sul do Paraná, devem efetuar a atualização dos dados cadastrais na plataforma Atualiza Servidor. Os dados atualizados serão utilizados para o cadastro no eSocial, projeto do governo federal que unifica as informações no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho, Previdência Social, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Receita Federal. Segundo o governo estadual, em Palmas são mais de 700 servidores, entre ativos, aposentados e temporários, ligados à SEED.

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) foi instituído como obrigatoriedade por decreto e entrará em pleno funcionamento em janeiro de 2019. A partir do cadastramento de todos os trabalhadores públicos e da iniciativa privada, as empresas enviarão apenas uma informação ao governo federal substituindo as 15 que são transmitidas hoje.

No governo paranaense, esta é a última etapa de cadastro – servidores da administração direta, de autarquias, regime especial, policiais e funcionários do Departamento de Trânsito (Detran) já passaram pelo processo.

A atualização cadastral é realizada via internet, por meio do endereço eletrônico www.atualizacaocadastral.pr.gov.br. O acesso é permitido com o uso do login e senha que o servidor tem no PRconsig. Caso não possua a senha, o servidor deve entrar em contato com a Unidade de Recursos Humanos ou ligar para (41) 3200-5007. O login e senha serão enviados para o e-mail Expresso, ferramenta de e-mail do governo paranaense.

Se houver alguma divergência em relação aos dados que a pessoa já possui em órgãos federais que formam o eSocial, tão logo entre na página do Atualiza, aparecerá uma mensagem de alerta.

Ao encerrar, se houver necessidade da entrega de algum documento, o sistema emitirá um alerta. Caso haja alguma divergência apontada no início do processo em relação aos dados já cadastrados em órgãos que participam do eSocial, não será emitido o comprovante da atualização estadual, sem que solucione a questão. Para isso, a pessoa terá de ir aos órgãos do eSocial (Banco do Brasil, Receita Federal, INSS e Caixa Econômica Federal) para identificar e corrigir o problema.

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