Secretário diz que não há ilegalidade no corte e transporte de toras

por Ivan Cezar Fochzato em 24 de Maio de 2018 10:06
por Ivan Cezar Fochzato em 24 de Maio de 2018 10:06

O Secretário de Infraestrutura de Coronel Domingos Soares, Mauro Correa de Almeida, esclareceu na manhã desta quinta-feira(24) sobre o registro feito pela Polícia Militar, na última terça-feira,  sobre transporte de toras de araucária em caminhões da frota da Prefeitura local.

Disse que não há qualquer irregularidade e que madeira não é de sua propriedade e sim doadas, legalmente,  por um proprietário rural para  reformas em escolas e construção de casas populares.

Para Correa que não há qualquer ilegalidades no corte, transporte e serragem da madeira e que faltou informação ao vereador Rodrigo Vaz, que efetuou a denúncia. Disse que a única pendência de documento é quanto ao esquecimento de emissão do Documento de Origem Florestal(DOF) que serve para monitorar e controlar a exploração, transformação, comercialização, transporte e armazenamento dos recursos florestais.“Isso já está sendo resolvido.Nos estamos dentro da legalidade, não existe nenhum ato irregular”, garantiu.

Acrescentou que a madeira será utilizada para reformar escolas que foram deixadas em estado de calamidade pelo governo anterior, cujo prefeito, é pai do vereador denunciante.

No Boletim de Ocorrência consta que houve denúncia, através de Rodrigo Vaz, que ao transitar na rodovia entre Palmas a Cel Domingos Soares, visualizou  três caminhões da prefeitura carregados com toras de araucária, oriundas da propriedade do referido secretário. Relata que o denunciante seguiu os caminhões até uma serraria na  localidade do Butia.

Equipe policial da RPA com o apoio da Patrulha Rural, solicitou os documentos a um dos motoristas e o mesmo apresentou apenas a autorização do Instituto Ambiental do Paraná, faltando o Documento de Origem Floresta(DOF).

O órgão de fiscalização ambiental estadual orientou aos policiais para que fotografassem as madeiras, caminhões e lavrassem boletim de ocorrência.

 

Compartilhar