Sebrae/PR prossegue com a formação de lideranças na região

por Redação RBJ em 29 de julho de 2016 18:28
por Redação RBJ em 29 de julho de 2016 18:28

Até o final de 2016, líderes convidados pelo Sebrae/PR nas seis regionais de atuação da entidade participam, mensalmente, de cursos, palestras, orientações e encontros para a construção e implantação de projetos que visem a melhoria do ambiente de negócios. Na região sudoeste do Paraná, o oitavo workshop aconteceu na sede do Sebrae/PR em Pato Branco, no dia 22 de julho. A psicóloga Cláudia Cosentino foi a facilitadora do evento, que teve como tema “Reuniões Eficazes: Poder e Influência”.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Nézio José da Silva, o tema do workshop é de grande importância para os líderes de vários segmentos participantes do Conexão Liderança. “O objetivo é que nossos líderes possam, cada vez, mais participar ou coordenar reuniões melhor planejadas. Os aprendizados permitem uma comunicação mais assertiva para alcançar os resultados previstos. Com organização, o tempo será melhor aproveitado por todos os participantes das reuniões realizadas pelos líderes ou eles poderão refinar sua participação em reuniões”, observa.

Nézio acrescenta que o poder de influência é outro item que corrobora na melhoria das habilidades comportamentais e técnicas dos líderes que atuam nas entidades de amplitude regional. “E eles sempre podem ser referências positivas para os demais líderes da região”, avalia.

Oitavo workshop de um total de 12 aconteceu no dia 22 de julho, em Pato Branco; o próximo encontro será no dia 5 de agosto, novamente no município, com o tema “Alianças Estratégicas: A força que faz Acontecer. Foto de divulgação

Oitavo workshop de um total de 12 aconteceu no dia 22 de julho, em Pato Branco; o próximo encontro será no dia 5 de agosto, novamente no município, com o tema “Alianças Estratégicas: A força que faz Acontecer. Foto de divulgação

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, é um dos integrantes do programa Conexão Liderança na região Sudoeste e relata que a busca por reuniões mais eficazes faz parte de seu cotidiano. “O workshop possibilitou uma avaliação de como estamos procedendo. Por estarmos na Administração Pública, procuramos otimizar o tempo e maximizar os resultados. Foi possível perceber que estamos no caminho certo, mas vamos aplicar novos conhecimentos que recebemos nas reuniões”, aponta.

Géri Dutra destaca as boas práticas listadas para se obter o resultado eficaz e também a realização de uma reunião com os participantes durante o workshop. “Tivemos a oportunidade de vivenciar uma reunião e também praticar a organização de um pitch (apresentação-relâmpago, em que é preciso ser convincente em muito pouco tempo)”, completa o secretário.

João Vilmar Rodrigues de Morais, secretário de Indústria, Comércio e Serviços Públicos de Mangueirinha, também participante do Conexão Liderança, diz-se mais amadurecido após participar do workshop. “A maneira com que a facilitadora colocou os temas abordados nos fez perceber que estamos fazendo bem, mas que podemos melhorar nosso comportamento nas reuniões de trabalho”, pondera.

O secretário João Vilmar ressalta ainda um tema recorrente nas reuniões do programa, o planejamento. “A importância de planejar bem, seja uma ação ou uma reunião, é um ponto marcante para mim. Tenho conversado sobre isso com os demais secretários, com o prefeito e vice-prefeito”, conta.

João Vilmar também elogia a iniciativa do Sebrae com o Conexão Liderança. “O programa veio ao encontro do que eu esperava. Temos vários projetos em estudo e me considero privilegiado por participar. Cada workshop deixa um aprendizado”, testemunha.

O nono workshop já está programado para o dia 5 de agosto, também em Pato Branco, com o tema “Alianças Estratégicas: A força que faz Acontecer”.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar