MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Reformulada, Semana Empresarial destaca aspectos de inovação e tecnologia

por Evandro Artuzzi em 30 de Maio de 2017 14:53
por Evandro Artuzzi em 30 de Maio de 2017 14:53

A Semana Empresarial e Tecnológica 2017 foi realizada de 22 a 25 de maio, em Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná. A edição teve como novidade a união da já tradicional Semana Empresarial com a Conferência de Tecnologia do Sudoeste do Paraná (Hub), que era realizada, anualmente, no mês de outubro. Reformulada, a Semana ofereceu palestras, minicursos, maratona de programação, rodada de negócios e até campeonato de robótica. De acordo com os organizadores, cerca de 1.500 pessoas, entre empreendedores, empresários, colaboradores e acadêmicos prestigiaram as atividades.

A abertura, no dia 22, contou com a palestra com Waldez Ludwig, professor e consultor empresarial, que falou sobre “A transformação dos negócios: estratégia, inovação, talento e você!”. O encerramento, no dia 25, foi com Allan Costa, empresário, consultor de negócios, conselheiro de administração e investidor anjo, que fez palestra com o tema “A face oculta da inovação”.

A união de eventos promovidos pela ACEDV e Prefeitura com a Sudotec e apoio do Sebrae/PR, mesclou conteúdos de gestão com tecnológicos. Foto de divulgação

A união de eventos promovidos pela ACEDV e Prefeitura com a Sudotec e apoio do Sebrae/PR, mesclou conteúdos de gestão com tecnológicos. Foto de divulgação

A Semana Empresarial e Tecnológica 2017 foi realizada pela Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV) e pela Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná (Sudotec), com apoio do Sebrae/PR e outras entidades parceiras.

O presidente da ACEDV, Adriano Radaelli, avalia que a parceria com a Sudotec proporcionou a convergência de assuntos relacionados à inovação e tecnologia com aqueles do ambiente empresarial.

“A primeira experiência com a Sudotec foi recompensadora. Já recebemos muitas aprovações pelo evento, que mostrou a importância da tecnologia para o empresariado”, destaca o presidente da associação.

Para Radaelli, está claro que o atual modelo do varejo está com os dias contados, com o avanço do comércio pela rede mundial de computadores, por exemplo.

“Os concorrentes estão aí, na internet. Na Semana Empresarial e Tecnológica, os palestrantes alertaram para a mudança de percepção que deve ocorrer, por parte dos empresários”.

Convergência
Além de empresários e colaboradores de setores mais tradicionais, a Semana “teve ótima aceitação por parte do segmento tecnológico”, segundo o presidente da Sudotec, Sidnei Batistella.

“Apesar do período difícil, até pelo cenário político instável, tivemos uma ótima participação de empresários e acadêmicos de setores ligados à tecnologia e inovação”.

Na opinião de Batistella, a programação proporcionou a convergência de temas e a integração de vários setores do meio empresarial.

O gerente da regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, explica que apoiar a Semana Empresarial e Tecnológica é natural, uma vez que a iniciativa está alinhada com a estratégia de atuação da entidade. “Tivemos no evento o estímulo ao empreendedorismo, que é a porta de entrada para novos negócios, bem como as startups, a gestão e a inovação no ambiente empresarial, todos temas estratégicos”, destaca o gerente do Sebrae/PR.

Colini salienta que a tecnologia é uma das convicções do Sebrae/PR para o Sudoeste. “É um pilar de desenvolvimento econômico para todo o território”, projeta.

Futuro já
Empresário do setor de panificação em Dois Vizinhos há 12 anos, Ademir Pereira da Silva participou das palestras e também do minicurso na área de mídias digitais. Para ele, utilizar a tecnologia tornou-se uma necessidade.

“As redes sociais são necessárias para divulgar produtos e ampliar vendas. A tecnologia, em futuro bem próximo, será comum a todos, uma realidade para qualquer tipo de negócio”, prevê Silva.

Rodada de negócios
A programação da Semana Empresarial e Tecnológica 2017 teve, no dia 25 de maio, no auditório da ACEDV/CDL, a Rodada de Negócios. No evento, foram abordados aspectos da captação de recursos e inovação. Os participantes puderam conhecer as linhas de crédito e os recursos disponíveis do Sebraetec (programa de incentivo à inovação), com a presença de representantes do Sebrae/PR, Fomento Paraná, GarantiSudoeste (Sociedade Garantidora de Crédito) e Sicoob.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar