MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Safra de tomates orgânicos será de 30 toneladas em Cel. Domingos Soares

por Ivan Cezar Fochzato em 26 de Fevereiro de 2018 18:36
por Ivan Cezar Fochzato em 26 de Fevereiro de 2018 18:36

Quinze produtores de tomate de Coronel Domingos Soares estão recebendo, nesta semana, a certificação de produção orgânica. A expectativa de colheita, nesta primeira safra, é de aproximadamente 30 toneladas. A produção será comercializadas diretamente em São Paulo.

Incentivados pelo governo municipal, através do Departamento de Agricultura, fizeram uma parceria com a Associação dos Produtores Orgânicos de Palmas – APROPAL para viabilizar a comercialização e garantir mercado para o produto. O governo local oferece assistência técnica e transporte da safra até Palmas, antes de seguir para os grandes centros consumidores.

Conforme o técnico agrícola, Adilson Biasus, desde o início os produtores demonstram empolgação e estão ativos no programa. Já o Diretor de Agricultura, Laércio Casagrande, informou que gradualmente todos os demais produtos orgânicos serão certificados.

O Diretor da APROPAL e credenciado do SEBRAE, Dimorvan Santos, avaliou que a parceria com os produtores de Coronel Domingos Soares vem somar para o crescimento de todos. O inspetor do órgão certificador – Ecocert, engenheiro Agrônomo, Pedro Ometto Franco, explicou que dentre os requisitos para a certificação está a não utilização de qualquer tipo de defensivo, a não ser os de combate natural, e anotações diárias dos procedimentos realizados na lavoura. Apontou que  demanda por produtos orgânicos está aumentando no país e o valor de comercialização que chega a ser duas vezes maior que o produzido no modelo convencional.

Compartilhar