Empresários do comércio da região estão mais otimistas neste ano

por Ivan Cezar Fochzato em 31 de Janeiro de 2018 9:35
por Ivan Cezar Fochzato em 31 de Janeiro de 2018 9:35

Os empresários do setor  comercial no Sudoeste do Paraná são os mais otimistas do Estado em relação ao início de 2018. A expectativa foi medida pela 33ª Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, Serviços e Turismo, elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR). No Paraná, 59% dos empresários possuem boas expectativas para este 1º semestre de 2018, a maior em quatro anos.

O nível de otimismo  nesta região chega aos 68,4%.Outra parcela do empresariado, 23,7%, ainda não possui opinião definida sobre as receitas para este ano, o que demonstra a insegurança dos gestores com relação ao futuro. Já os que estão indiferentes, e acreditam que tudo permanecerá da mesma forma, são 2.6%.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, a elevação das perspectivas otimistas nos dois últimos semestres é reflexo da retomada nas vendas do varejo e contratações de serviços apresentada a partir da metade de 2017. “O empresariado se mostra mais positivo, mas com certa cautela. O restabelecimento do poder de compra das famílias, somado ao aumento do emprego formal e à manutenção de uma política econômica de redução de juros e queda da inflação, compõem um cenário bastante favorável para o setor terciário. Parte dos empresários acredita na retomada da macroeconomia, mas não antes de dois ou três anos de decisões assertivas na esfera política”, avalia Piana.

 

Compartilhar