Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Palmas se prepara para Missão Universitária da PUCPR

por Ivan Cezar Fochzato em 20 de Março de 2018 16:06
por Ivan Cezar Fochzato em 20 de Março de 2018 16:06

O município de Palmas, sul do Paraná, receberá neste ano a Missão Universitária Irmão Henri Vergès  formada por 40 estudantes de diversas áreas da graduação, pós-graduação, professores,  egressos da PUCPR e Irmãos Maristas. O projeto da Pastoral da Universidade visa oportunizar a vivência missionária para que o contato com outras realidades desperte o desenvolvimento de valores humanos e cristãos, promovendo assim, o serviço voluntário, a responsabilidade social e a cultura da solidariedade.

Equipe da Pastoral da Universidade da PUCPR se reuniu com lideranças do município.

Para iniciar os trabalhos, na última semana a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bairro Lagoão,  recebeu uma equipe da Pastoral da Universidade para um encontro com as lideranças do município. Na ocasião foi  apresentado o  projeto e coletadas as demandas nas mais diversas áreas. “Nós viemos antes para conhecer a comunidade,  entender a realidade e a dinâmica da comunidade”, disse o pastoralista, Valcir Moraes.

Explicou que as necessidades serão avaliadas e, posteriormente,  colocadas aos estudantes que desenvolverão as oficinas formativas, que serão aplicadas no mês de julho, para famílias jovens, professores e  a diversos outros grupos sociais. “Nós sabemos que uma semana não é suficiente para mudar a realidade, mas viremos com a esperança para despertar o engajamento social e lutas pelos bens comuns”, destacou.

Conforme Pároco da Capela Universitária Jesus Mestre, Padre Gilberto Moisés, o projeto da PUCPR é realizado há dez anos em várias regiões do país, mas agora está direcionado ao Estado do Paraná. Explicou que Palmas foi escolhida a partir de uma proposta da Universidade de colaborar para soluções em localidades, por exemplo, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano(IDH). “ Além disso é necessário que a Paróquia a comunidade aceite o trabalho da Missão, como acontece aqui”, disse o Padre.

O Pároco da Paróquia do Lagoão, Pe. Ademir Wickert(SCJ) manifestou que está preocupado com  diversas complexidades vividas pela sua comunidade e, incomodado com o quadro, tem buscado desenvolver iniciativas conjuntas para a solução de vários graves problemas sociais. “Queremos construir uma Igreja diferente e essa iniciativa vem mostrar ao povo que é possível ser diferente”, frisou.

Conforme o Padre a partir do interesse local e com o propósito da PUC será possível desenvolver várias ações importantes de transformação da realidade. As atividades acontecem de 08 a 14 de julho, durante o recesso acadêmico da Instituição.

Compartilhar