MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Palmas e Capanema receberão Mostra da Cultura Nativista

por Ivan Cezar Fochzato em 22 de outubro de 2018 15:32
por Ivan Cezar Fochzato em 22 de outubro de 2018 15:32

A população de Palmas e Capanema no Sul/Sudoeste do Paraná receberão a  1ª edição do projeto Mostra Nativista. Trovadores, gaiteiros, coreografias de invernadas, cantores, músicos, bailarinos e compositores de música regional se apresentação no projeto da Gerência de Cultura do SESI e curadoria do cantor ítalo-gaúcho, Délcio Tavares. A inciativa visa resgatar o tradicional nativismo, através das milongas, chamamés, fandangos, costumes, folguedos e tradições. Além de atuar como mestre de cerimônias, Délcio e trio, fecham cada uma das etapas com apresentação especial.

De acordo com a coordenação da Mostra, a ação surgiu de uma demanda manifestada por artistas do interior do estado que clamavam por mais iniciativas que valorizassem as expressões culturais associadas ao nativismo no Paraná. A seleção dos talentos que estarão nos palcos da Mostra ficará sob as diretrizes da Gerência de Cultura do Sesi Paraná com o amparo da curadoria especializada do músico Délcio Tavares.

Em Palmas, a Mostra pelo Sistea Federação das Indústrias do Paraná -Fiep, tem a parceria com o CTG Campos de Palmas, vinculado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho(MTG)- que abrirá seus centros de tradições gaúchas-,  e Departamento de Cultura, do governo municipal. Com entrada franca, a ação passará em novembro por Cascavel (5), Palmas (8), Capanema (10), Ponta Grossa (13) e Umuarama (15).

Compartilhar