“Onda Tecnologia” comenta abastecimento após trava da bomba

por Juliana Raddi em 28 de Fevereiro de 2019 17:18
por Juliana Raddi em 28 de Fevereiro de 2019 17:18

Toda quinta-feira a Rádio Onda Sul apresenta o quadro “Onda Tecnologia”, que visa entender a evolução dos fenômenos naturais e curiosidades da ciência e da tecnologia, com a participação do Engenheiro Mecânico Marcelo Dacorregio. A ouvinte Salete fez um questionamento através das plataformas de interação da emissora.

  • Fui abastecer e após o estalo da trave o frentista pediu para colocar mais, até arredondar o valor. Depois disso, cheira muita gasolina dentro do carro. Isso nunca aconteceu, está ligado ao abastecimento?

(Imagem Ilustrativa)

Marcelo inicia esclarecendo que o cheiro forte que ficou no interior do automóvel, foi ocasionado pelo abastecimento acima do estalo do automático, “o cano ficou ensopado de gasolina e acaba vertendo esse combustível de maneira gasosa perto da entrada de ar do filtro de cabine e esse cheiro vai para dentro do carro”. Com o tempo vai amenizar, mas a recomendação para isso não acontecer é jamais ultrapassar o estalo da bomba.

Existe uma válvula no motor chamada canister que é usada para regular a abertura de admissão para os gases voláteis que saem do tanque. Esses gases são inflamáveis e usados para queimar no motor e melhorar o consumo de combustível. Segundo ele, é proibido deixar esses gases voláteis sair para a atmosfera, “inclusive o Procon atesta isso nas normas e tem que ter uma regulagem”.

 

Onda Tecnologia nesta quinta-feira, 28 com o engenheiro mecânico Marcelo Dacorregio.

Posted by Rádio Onda Sul FM on Thursday, February 28, 2019

 

Compartilhar