Núcleo de Diabetes realiza primeira reunião de 2019

por Juliana Raddi em 4 de Fevereiro de 2019 14:47
por Juliana Raddi em 4 de Fevereiro de 2019 14:47

O Núcleo de Diabetes de Francisco Beltrão realiza nesta terça-feira (04) às 19h15, a primeira reunião de 2019. Segundo dados do Ministério da Saúde o número de brasileiros com diabetes cresceu 61,8% em 10 anos. A doença atinge 8,9% da população brasileira, que pode contar com ações de prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum ser diagnosticado em crianças, adolescentes ou adultos jovens. Já o tipo 2, acomete adultos acima de 45 anos.

O grupo surgiu em Francisco Beltrão há 11 anos, motivado pelas dúvidas constantes e questionamentos. A coordenadora do núcleo, Georgine Machado Zapello comentou a importância do grupo para a população, “é preciso aceitar quando se tem diabetes e essa é a parte mais difícil. Passamos por várias fases durante essa descoberta até que você tem consciência de que se você não se cuidar não vai ter uma qualidade de vida boa”, comenta.

Desse modo, é aberto para quem tiver interesse de conhecer melhor sobre o tema, mas principalmente os portadores de diabetes e as suas famílias. “A família é fundamental nesse momento porque eles são um grande apoio que a gente tem todos os momentos, quando a nossa glicemia sobe muito, mesmo estando medicado a gente fica muito mal, quando ela baixa muito a gente também passa muito mal”, destaca.

Os encontros acontecem sempre na primeira terça-feira do mês, desta vez o local escolhido será a Escola Bom Pastor, próximo ao batalhão da Polícia Militar, no bairro Luther King.

 

Compartilhar