Nova sede nacional da Cresol é inaugurada em Francisco Beltrão

por Evandro Artuzzi em 26 de Abril de 2018 15:19
por Evandro Artuzzi em 26 de Abril de 2018 15:19

Alzemiro Thomé, presidente da Cresol Baser. Foto: Assessoria

Em solenidade prestigiada cerca de 450 pessoas, entre diretores, colaboradores, autoridades locais e nacionais, além de lideranças internacionais, o Sistema Cresol inaugurou na noite de quarta-feira (25) em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, sua nova sede nacional. O prédio de 8.000 m² é auto sustentável, dispondo de energia solar e cisternas que armazenam água da chuva. A obra foi edificada no prolongamento da Avenida Júlio Assis Cavalheiro, num local com visão privilegiada da cidade. Orçada em 30 milhões de reais, a obra foi iniciada em 2014 e abriga a central do sistema, que atualmente atende 430 mil famílias de nove Estados.

Conforme o atual presidente da cooperativa, Alzemiro Thomé, a inauguração da nova sede marca também as comemorações dos 23 anos de fundação do Sistema Cresol. “Pra nós é um motivo de muito orgulho, muita alegria, poder estar agora aqui, neste ano de 2018 nas comemorações dos bons resultados que nós tivemos ao longo do ano de 2017 e também poder estar entregando essa grande para as pessoas que aqui trabalham e para aquelas que aqui vão nos visitar”, frisou.

Adriana Michelon, diretor superintendente da Cresol Baser. Foto: Assessoria

Adriano Michelon, um dos primeiros colaboradores da cooperativa e que atualmente ocupa o cargo de diretor superintendente do Sistema Cresol, lembrou das dificuldades enfrentadas nos primeiros anos, quando a central funcionava e um antigo quarto da Assessoar. Enalteceu o trabalho dos diretores e o apoio dos associados para concretização dessa obra, que oferece condições de atender melhor o quadro social. Também fez questão de destacar a auto sustentabilidade do prédio. “É um prédio que toda energia utilizada é gerada a partir de painéis solares, toda água utilizada é reaproveitada da água da chuva, toda automação do prédio tem uma lógica de consumir menos energia, além e ter uma questão ambiental levada a sério, que tá muito ligado aos princípios nossos, da sustentabilidade que a Cresol defende desde sua fundação”, afirmou.

Para o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, a nova sede vem para consolidar o município, como como berço do cooperativismo de crédito. “Eu dizia que é uma grande obra, mas o símbolo dela é muito maior, por que ela retrata o sonho, um início pequeno, uma trajetória que deu certo de pessoas aqui da região, aqui de Francisco Beltrão que iniciaram, plantaram a semente e hoje colhem os resultados com esse empreendimento maravilhoso, então a Cresol está de parabéns e nós orgulhosos em ter a sede nacional aqui em nossa cidade”, declarou.

Licínio Pina, diretor de crédito agrícola de Portugal destacou a parceria com o sistema Cresol. Foto: Assessoria

Além da inauguração do novo prédio, a comemoração dos 23 anos do Sistema Cresol teve ainda outros eventos importantes. Um deles aconteceu na quarta-feira, dia 25, durante o dia todo. Foi o seminário internacional que abordou as tendências do cooperativismo de crédito.  O evento reuniu diretores presidentes e gerentes de agências de todo o Brasil e contou com palestrantes internacionais.

De Portugal, participou o diretor de crédito agrícola, Licínio Pina, que destacou as relações entre seu país e o sistema Cresol. “Pra nós é muito importante estar aqui hoje, eu agradeço a Cresol por ter nos convidado para participar de seu seminário e nessa inauguração da nova sede, que é um marco importante por que nós queremos continuar com nossas relações, já que na Cresol é um parceiro muito importante para nós no Brasil”, lembrou.

Ouça reportagem Onda Sul FM…

Fotos: Assessoria Cresol 

Compartilhar