Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Nereu Moura destaca a ordenação e posse do novo bispo de Palmas/Francisco Beltrão

por Redação RBJ em 22 de julho de 2016 8:20
por Redação RBJ em 22 de julho de 2016 8:20

A Assembleia Legislativa aprovou esta semana, requerimento do deputado Nereu Moura para o envio de votos de louvor e congratulações ao bispo da Diocese de Palmas/Francisco Beltrão, Edgar Xavier Ertl, que terá sua Ordenação Episcopal e posse do Monsenhor no sábado e domingo (dias 23 e 24 de julho, respectivamente). Dom Edgar foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese em 27 de abril passado, sob o lema “Estou no meio de vós, como aquele que serve”.

A Ordenação Episcopal será às 17h de sábado na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão. A celebração será presidida por Dom Mauro Aparecido dos Santos (Arcebispo de Cascavel); Dom Julio Akamine – Bispo Auxiliar de São Paulo e Dom Elói Roggia, da Prelazia de Borba no Amazonas. No domingo, às 19h Dom Edgar será apresentado na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas.

O deputado Nereu Moura, que é líder da bancada do PMDB, diz que a iniciativa é uma forma de demonstrar que o novo Bispo possa contar com as orações dos sudoestinos. “E para que tenha condições de ser um bom pastor, cuidador da vida dos cristãos, da organização pastoral e colocar seus dons a serviço do Reino de Deus, a igreja particular da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão”, disse.

Monsenhor Edgar será o quarto bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. O primeiro foi dom Carlos Eduardo (1948-1969), o segundo dom Agostinho Sartori (1970-2005) e o terceiro Dom José Antônio Peruzzo (2005-2015). No entanto, o primeiro administrador diocesano foi dom Antônio Mazzarotto (1934), bispo da Diocese de Ponta Grossa.

Biografia
Edgar Xavier Ertl é natural de Nova Prata do Iguaçu, no sudoeste do Estado. Nasceu em 03 de setembro de 1966. Filho de Francisco Xavier e Valéria Longen Ertl, ingressou em 20 de fevereiro de 1985 no Seminário São Vicente Pallotti, em Palotina.

Em 1991, o religioso fez o noviciado no seminário Rainha dos Apóstolos, em Cascavel. Fez a primeira Consagração Perpétua no dia 25 de maio de 1996 e ordenado como diácono no dia 29 de junho do mesmo ano em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Ele recebeu a ordenação presbiteral das mãos de Dom Agostinho José Sartori, em 29 de dezembro de 1996 e no mesmo dia celebrou a primeira missa na Igreja Matriz de Boa Esperança do Iguaçu. De 1997 a 1999 atuou como Vigário em Colorado do Oeste (RO) e Administrador Paroquial em Campo Grande (MS).

Em seguida foi enviado à Roma, onde obteve o título de Mestrado em teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. No retorno ao país, em 2003, passou a lecionar na Faculdade Palotina (FAPAS), em Santa Maria (RS). Além disso, durante seis anos atuou como Reitor do Colégio Máximo Palotino. Desde 2010, é Providencial da Congregação dos padres Palotinos.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar