Na microrregião de Palmas vivem 17,8 habitantes por Km²

por Ivan Cezar Fochzato em 2 de julho de 2018 15:50
por Ivan Cezar Fochzato em 2 de julho de 2018 15:50
PalmasMangueirinhaHonório SerpaClevelândiaCoronel Domingos Soares

O IBGE aprovou os valores de áreas territoriais do Brasil, Estados e Municípios. ACESSE  Com base nos dados,  o RBJ levantou a densidade demográfica dos municípios da região. O cálculo consiste na medida entre o número de habitantes por quilômetro quadrado. A microrregião de Palmas, por exemplo, tem a mais baixa densidade demográfica de toda a região e uma das mais baixas do estado.

Leia Mais: Microrregião de Palmas/PR perde território em novo Mapa de Divisas Municipais

Pelo IBGE/IPARDES, na área de pouco mais de 5,4 mil quilômetros quadrados dos municípios Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha e Palmas, no Centro-Sul paranaense, são  96.699 habitantes (número poderá mudar com a publicação da nova projeção populacional pelo IBGE, no dia 25). Com isso, a densidade demográfica é de 17,86 habitantes por quilômetro quadrado.

Ocupações ainda menores estão na microrregião dos municípios de Cerro Azul, Adrianópolis, Cerro Azul, Doutor Ulysses, com  8,62 habitantes por quilômetro. Já em Pitanga – Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Mato Rico, Palmital, Santa Maria do Oeste, também no Centro-Sul, 14,96 hab/Km².

No contexto do Sudoeste do Paraná, a média de ocupações é de 38.65hab/Km².Na microrregião de Capanema –  Ampére, Bela Vista da Caroba, a, Pérola d’Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza, Santa Izabel do Oeste, vivem 42,93 pessoas por quilômetro quadrado.

Na microrregião de Francisco Beltrão  onde estão também Barracão, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pinhal de São Bento, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste, Verê,  a densidade é de 47,60.

Em Pato Branco,  Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara d’Oeste, Mariópolis, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina, Vitorino a densidade é de 43,86 por Km²

Compartilhar