Morre o ex-deputado paranaense Caito Quintana, aos 72 anos

por Evandro Carlos Artuzzi em 14 de Janeiro de 2019 9:25
por Evandro Carlos Artuzzi em 14 de Janeiro de 2019 9:25
Esta matéria utiliza fontes de: Da redação com informações do Bem Paraná

O ex-deputado estadual Luiz Carlos Caito Quintana (MDB) morreu na noite neste domingo (13), aos 72 anos. Ele estava em Balneário Camboriú (SC) e sofreu um infarto. O corpo será levado para Curitiba nesta segunda-feira (14), onde será velado e sepultado.

Caito Quintana foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 1982. Depois, reelegeu-se todas as vezes entre 1986 e 2014. Ainda foi chefe da Casa Civil duas vezes, entre 1991/1994 e entre 2003/2006, em duas gestões do governador Roberto Requião. Em 2018, tentou concorrer para deputado federal, mas somou apenas 8.299 votos e não se elegeu.

Quintana nasceu em 30 de julho de 1946, em Santo Augusto (RS). Formou-se em Direito e veio para o Paraná em 1966. Estabeleceu-se como tabelião na cidade de Planalto, região Sudoeste do Estado.

“O deputado Caito foi um brilhante parlamentar. Começou sua carreira política como vereador em Planalto. Aqui na Assembleia chegou em 1982 e foi relator da Constituição do Paraná em 1989. O Paraná perde um grande homem, um grande político. Que neste momento, Deus conforte a todos os familiares”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), nas redes sociais.

O prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, decretou luto oficial pela morte do ex-deputado estadual Caíto Quintana, de 72 anos, ocorrida na noite deste domingo, dia 13 de janeiro. Ainda no domingo, por meio das redes sociais, o prefeito  beltronense lamentou a perda. “Homem que muito trabalhou pelo desenvolvimento de Beltrão e do Sudoeste do Paraná. Nossos sentimentos aos familiares”, disse Cleber. Caíto cumpriu oito mandatos de deputado estadual e por duas vezes foi Chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Também é Cidadão Honorário de Francisco Beltrão.

Quem também lamentou a morte do ex-deputado foi o deputado federal Assis Miguel do Couto. O parlamentar emitiu uma nota de pesar.

“Lamento a morte precoce e repentina do ex-deputado e líder político Caito Quintana. Na sua intensa vida política, Caio Quintana contribui, decisivamente, com a Democracia e o com desenvolvimento do estado do Paraná, especialmente a Região Sudoeste. Minhas condolências aos familiares e amigos”.
Nascido em Santo Augusto (RS), Caito Quintana veio para o Paraná em 1966 e fixou residência em Planalto, onde iniciou sua vida política como vereador e depois deputado estadual por vários mandatos. Foi também chefe da Casa Civil em dois governos de Roberto Requião.

 

Compartilhar