“Missa do Trabalhador” é celebrada ao meio dia com duração de 30 minutos

por Juliana Raddi em 5 de Abril de 2018 11:00
por Juliana Raddi em 5 de Abril de 2018 11:00

A correria do dia a dia faz com que muitos fiéis não consigam participar das missas nos horários tradicionais. A Concatedral Nossa Senhora da Glória conta com uma programação de missas diárias em horários flexíveis e distintos, desse modo, oferece a oportunidade de cada um participar dentro da sua disponibilidade.

Entre as missas que possuem essa versatilidade, está a Missa do Trabalhador, realizada toda quinta-feira ao meio dia e com vários diferenciais, entre eles a duração, que é de aproximadamente 30 minutos. O Pároco da Concatedral Nossa Senhora da Glória, Pe. Deucir Poletti comentou que essa é uma missa “um tanto quanto mais breve, mas não menos importante!” Segundo ele, é uma missa em que você participa mais ouvindo. “Na verdade o que é destacado é mais aquela interioridade, o silêncio, você pode participar mais ouvindo. É uma oportunidade também para você ouvir a palavra de Deus, estar enquanto comunidade e se alimentar também da Eucaristia”, esclarece.

Missa do trabalhador é realizada todas as quintas-feiras ao meio dia. (Foto: Juliana Raddi)

A escolha da quinta-feira para essa celebração não possui necessariamente um motivo, mas vale destacar que esse é o dia da instituição da Eucaristia. “Nós participamos há poucos dias da quinta-feira santa, que é a instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e por esse motivo também colocado na quinta-feira onde se faz esse destaque, a Eucaristia”, explica.

Para que seja possível realizar a missa em 30 minutos, alguns detalhes são alterados, porém o ritual é o mesmo cumprido em celebrações com duração de uma hora ou mais, como destaca Pe. Poletti: “o ritual é o mesmo, o que se omite são os cantos, mas isso não diminui o valor da Celebração Eucarística. Por isso que eu digo que ela não é uma missa menos importante, ela é apenas mais curta.”

Muitos trabalhadores contam com apenas uma hora de almoço e essa flexibilidade de horário permite que possam participar da celebração e ainda almoçar antes de retornar ao trabalho. “Tem muitas pessoas dos bairros que vem até o centro para trabalhar e não tem como voltar até em casa, pelo curto tempo. Aí ficam às vezes pelas ruas, esperando o horário passar. Então, uma vez que tem essa oportunidade, já participam da missa. Esse é um dos motivos de ela ser um pouquinho mais curta, exatamente para dar tempo para que as pessoas possam participar, depois voltar para o trabalho, para sua casa e assim por diante”, ressalta.

Por fim, o Pároco faz um convite aos fiéis: “você que quer também se alimentar da palavra de Deus, da Eucaristia, fazer um almoço diferente, alimentar também a tua fé, esta é uma oportunidade! Todas as quintas-feiras ao meio dia a santa Eucaristia na Concatedral Nossa Senhora da Glória, você está convidado a rezar conosco!”

 

Programação de Missas da Concatedral Nossa Senhora da Glória

Segunda-feira: Missa às 7h.

Terça-feira: Missa às 19h.

Quarta-feira: Missa às 16h.

Quinta-feira: Missa às 12h e 19h.

Sexta-feira: Missa às 19h.

Sábado: Missa às 19h.

Domingo: Missa 9h30 e às 19h.

 

Compartilhar