Marmeleiro assina termo de mapeamento de áreas de risco urbano

por Evandro Artuzzi em 10 de novembro de 2017 15:50
por Evandro Artuzzi em 10 de novembro de 2017 15:50

Durante a manhã desta sexta-feira, 10, ocorreu no Pavilhão da Igreja Matriz de Marmeleiro, a Cerimônia de assinatura do termo recebimento do relatório e mapeamento de áreas de risco da área Urbana do Município de Marmeleiro, de caracterização do meio físico para fins de planejamento urbano com indicação de áreas de risco geológico, principalmente relacionados a escorregamentos de encostas.  “É um projeto importante para o nosso Município pois, vai nos auxiliar no planejamento urbano e inclusive na prevenção de catástrofes naturais”, avaliou o prefeito de Marmeleiro Jaimir Gomes.

O Documento é produzido pelo ITCG- -Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná.  Na ocasião, assinaram o Termo: o prefeito de Marmeleiro Jaimir Gomes; o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti; o Chefe da Casa Militar  e coordenador estadual  de Proteção e Defesa Civil, Coronel Élio de Oliveira Manuel; o Tenente Coronel ,Edmilson de Barros- coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil; Coordenador Regional da Defesa Civil e Coordenador do Corpo de Bombeiros  regional, Major Antônio Schinda; o Presidente do ITCG, Amilcar Cavalcante Cabral; o Diretor de Geologia do ITCG, Fábio Ortigara; o Geólogo do ITCG, Luiz Marcelo de Oliveira, a Engenheira Civil da Prefeitura de Marmeleiro, Cristiane  Zuffo da Silva Marasca e o Promotor Público , Pedro Scalco.

Lideranças do município prestigiaram o ato. Foto de divulgação

Lideranças do município prestigiaram o ato. Foto de divulgação

Em todo o Paraná, cerca de 20 municípios já possuem esse relatório. Marmeleiro é um dos mais recentes do Sudoeste a receber o projeto. A Administração Municipal fez a solicitação do mapeamento, através do setor de engenharia da prefeitura, com a engenheira civil, Cristiane Zuffo da Silva Marasca.

O presidente do ITCG, Amilcar Cavalcante Cabral, ressaltou que o projeto “identifica as áreas de risco e o empreendedor que tiver de fazer um investimento no município vai saber onde e assim é possível ter um planejamento urbano com desenvolvimento e crescimento, sem afetar a segurança de seus habitantes”.

O Secretário Estadual de Meio Ambiente Antônio Carlos Bonetti, reforçou que sem diálogo não há progresso e “a orientação técnica deixada com o projeto é muito importante porque, não só a administração municipal terá acesso as informações como também a sociedade e, de agora em diante, não precisará cometer mais enganos, exatamente porque teremos uma orientação”.

O Chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Élio de Oliveira Manuel, explicou que o projeto entregue em Marmeleiro complementa o plano de contingência que já está em vigor nos 399 municípios do Paraná. “É uma ferramenta de planejamento que permite redirecionar o plano diretor da prefeitura, novos empreendimentos industriais, imobiliários residências, construções e até mesmo para correções de eventuais áreas que possam apresentar risco para as pessoas que já moram no local. Então, esse estudo serve para que a gente aumente cada vez mais a segurança das pessoas e a cidade cresça com sustentabilidade”, finalizou o coronel da Defesa Civil.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar