Levantamento do LIRAa aponta redução na infestação do mosquito da dengue

por Francione Pruch em 23 de julho de 2018 16:20
por Francione Pruch em 23 de julho de 2018 16:20

O município de Francisco Beltrão registra mais uma redução na proliferação do mosquito Aedes Aegypt. Segundo estudo do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypt), além ficar na casa de 1.0% no mês de julho, em quatro bairros não foram encontradas larvas. O índice é o mais baixo desde janeiro, quando a infestação ultrapassou a casa de 6.5% em algumas regiões da cidade.

Para a coordenadora do setor de endemias, Tania Lise, “temos novamente uma queda registra pelo levantamento do LIRAa. Ele vem caindo desde janeiro quando estávamos com 6,5. Agora em julho estamos com 1.0%”.

A redução já era esperada devido as temperaturas baixas, mas a população também tem colaborado para que o índice baixasse. “Essa queda é normal devido ao inverno, as baixas temperatura diminuem o número de larvas. Porém, continuamos com o trabalho dos agentes, com orientação e pedindo apoio da população para diminuir ainda mais o índice”.

Diferente de outros levantamentos, em quatro bairros não foram localizadas larvas, sendo eles Jardim Itália, Jardim Floresta, Júpiter e Sadia. Até o momento são 126 casos notificados, sendo dois confirmado para dengue. Com relação a Chikungunya e Zika vírus não tem notificados.

 

Compartilhar