Kaingangs de Palmas celebram Dia do Índio com Mostra Cultural e Jogos

por Ivan Cezar Fochzato em 18 de Abril de 2018 10:03
por Ivan Cezar Fochzato em 18 de Abril de 2018 10:03

Teve início na manhã desta terça-feira (18) nas aldeias da Terra Indígena de Palmas, a XII Mostra Cultural. A programação, para celebrar o Dia do Índio(19), foi organizada pelas lideranças locais, professores e estudantes da  Escola Estadual Indígena Segso Thán Sá e segue até o dia 21 de abril.

Vice-cacique, Claudecir Viri

Na abertura, estiveram presentes, além dos estudantes locais osd e escolas do perímetro urbano, que se revezaram na visitação; representantes de diversas entidades assistenciais, Conselho Tutelar, IFPR, e do governo municipal que prestam atendimento na comunidade através das pastas da saúde e educação.

Além as manifestações das lideranças,  o início foi marcado pelas apresentações culturais e a execução do Hino Nacional Brasileiro, nos idiomas Kaingang e Português. A XXIII Mostra presta homenagem ao Kuiã, João Maria Santos, falecido há oito anos, aos 122 anos de idade. Os xamãs, a quem os Kaingang chamam de Kuiã, demonstram profundo conhecimento  e capacidade de relação entre Natureza, Cultura e Sobrenatureza. Os kuiã além da cura se ocupam do conhecimento, da capacidade de prever e antecipar perigos para o seu o povo.

Em destaque Kuiã, José Maria dos Santos, que faleceu aos 122 anos

Até dia 21 de abril estão programadas apresentações de danças rituais, cantos, música, comidas típicas, erva medicinais, fotos, artesanatos, dentre várias outras atividades vinculadas aos Kaingangs. Também serão disputados os jogos indígenas, agregando uma série de modalidades.

Na área de 2.944,00 hectares, entre os territórios do PR(Palmas) e SC(Abelardo Luz) vivem 230 famílias, aproximadamente 800 pessoas, conforme levantamento da liderança.

 

Compartilhar