MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Já estão lacradas as urnas para eleições na Comarca de Palmas

por Ivan Cezar Fochzato em 1 de outubro de 2018 17:18
por Ivan Cezar Fochzato em 1 de outubro de 2018 17:18
Esta matéria utiliza fontes de: A Folha do Sudoeste(Luiz Marcondes)

Urnas eletrônicas que receberão os votos dos eleitores de Coronel Domingos Soares e Palmas já passaram pela lacração e carga. Para a 32ª Zona Eleitoral são disponibilizadas 156 urnas para 126 seções eleitorais para recolher mais de 35 mil votos. Em Palmas são 30.454 eleitores e em Coronel Domingos Soares, 4.875.

O trabalho pelos servidores da Justiça Eleitoral foram acompanhados pelo Chefe do Cartório, Gustavo Arantes;  Juíza Eleitoral, Tatiane Bueno Gomes; presidente da Comissão Eleitoral da OAB, Luis Fernando Tesseroli;  Promotor Justiça, Eduardo Garcia Branco; convidados e autoridades.

Os procedimentos, em três etapas, visa dar garantia, segurança e funcionalidade ao equipamento. Arantes explicou  que primeiro é instalado um sistema com a gravação com os eleitores daquela seção e com os candidatos. Na segunda etapa, é feito o auto teste. “Qualquer defeito já é substituída”, explica o chefe do cartório. Com as mídias instaladas,  todos os compartimentos, divisórias e parafusos são lacrados.  “Cada urna recebe nove lacres, caso um deles seja violado automaticamente ele trocará de cor deixando explícito a violação”, explicou.

O promotor de Justiça, Eduardo Garcia Branco, comentou que o MP tem o papel de fiscalização das propagandas, representações, regularidade de candidaturas e também o acompanhamento dos procedimentos referentes às urnas.

A Juíza Eleitoral, Tatiane Bueno Gomes, ressaltou que é um procedimento totalmente ético, profissional e transparente. “As urnas são seguras e a Justiça Eleitoral assegura que refletem a vontade popular”, garantiu. A bateria da urna possui autonomia de seis horas, se houver interrupção de fornecimento de energia elétrica.

 

Compartilhar