Indústria madeireira usará 9,5% do faturamento com energia

por Ivan Cezar Fochzato em 21 de junho de 2018 15:26
por Ivan Cezar Fochzato em 21 de junho de 2018 15:26

O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Paraná(FIEP),  Claudio Petrikosky, avaliou que o reajuste do preço energia elétrica consumirá 10% do faturamento das empresas, em média. Um dos setores mais atingidos é o da indústria madeireira, que mantém um dos principais parques fabris do Paraná no município de Palmas, sul do Estado. O reajuste médio de 15,99% nas tarifas da Copel passa a ser aplicado a partir de domingo(24)

No levantamento pela FIEP, a indústria de transformação terá que destinar 3,05% de sua receita para pagar a conta, um aumento de 0,42 ponto percentual em relação ao que paga atualmente. A metalurgia passará a utilizar 9,73% do faturamento para cobrir as despesas com energia, contra os 8,39% atuais. A fabricação de produtos de madeira, passará de 8,19% para 9,5% das receitas.

Cláudio Petrycoski avalia que o valor das tarifas é um dos fatores que compromete a competitividade da indústria brasileira. “O Brasil tem uma das energias mais caras do mundo para o setor industrial, desestimulando investimentos especialmente de empresas que dependem fortemente desse insumo em seus processos produtivos”, explica.

Para a Fiep, uma das formas para diminuir o impacto da energia elétrica sobre as planilhas de custos é reduzir a carga tributária incidente sobre tarifas. Os impostos respondem por mais de 30% do preço desse insumo e a maior parte é coletada pelos governos estaduais por meio do ICMS. A federação considera essencial reduzir a quantidade de subsídios concedidos para determinados consumidores, que acabam sendo bancados pelos demais usuários do sistema elétrico e representam 20% da composição das tarifas. Defende ainda maior estímulo à geração através da  liberação de projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e incentivo à implantação de fontes alternativas, como solar, eólica e biomassa, entre outras.

Compartilhar