MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

IFPR/Palmas pleiteia curso Técnico em Energias Renováveis

por Ivan Cezar Fochzato em 5 de dezembro de 2018 16:00
por Ivan Cezar Fochzato em 5 de dezembro de 2018 16:00

O Reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná(IFPR), Odacir Zanatta, encaminhou  nesta quarta-feira(05)  uma proposta da Direção do Campus Palmas para a implantação do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável. O pedido foi apresentado  ao Diretor de Desenvolvimento da Rede, Setec/MEC, Paulo Henrique Azevedo Leão. A confirmação ocorreu pelo vereador, Marquinhos Gomes, que acompanha o dirigente estadual na Capital Federal.

Vereador e Reitor do IFPR estão na capital federal apresentando a proposta.

Inicialmente apresentada indicação pelo vereador,  na Câmara de Palmas, o Diretor do Campus, prof. Roberto Carlos Bianchi, justificou no documento que o curso é uma demanda também do Executivo e Legislativo de Palmas e que muito poderá contribuir para o desenvolvimento  local e regional nas soluções dos problemas econômicos e sociais.

Além disso, será importante para contribuir com os investimentos públicos e privados na área energética, uma vez que disponibilizará profissionais qualificados para este setor.

O vereador, por sua vez,  explicou que com a perspectiva de novos investimentos em dois parques eólicos no município, é fundamental qualificar profissionais para implantação e, posteriormente, manutenção das unidades  geradoras.”Quando fala-se em investimentos em energia há preocupação com a qualificação dessa mão de obra”, disse o vereador.

Conforme ele, o dirigente do Setec/MEC acatou a proposição e, com isso, o IFPR e o Município ganham  mais um parceiro para o projeto que será formulado pela equipe do Campus, em consonância com a Reitora da Instituição. “Estamos confiantes que em breve será possível inserir a proposta no planejamento do governo federal”, avaliou.

 

 

Compartilhar