MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Proteja uma Nascente e Água Pura firmam para ações em Palmas e Capitão Leônidas Marques

por Ivan Cezar Fochzato em 30 de outubro de 2017 8:54
por Ivan Cezar Fochzato em 30 de outubro de 2017 8:54

Aliar as práticas de recomposição de mata ciliar e a construção de estruturas que garantam a proteção de nascentes e recuperação de fontes. As ações ocorrerão através de parceria firmada entre os vereadores de Palmas sul do Paraná, Edson Ferreira Kemes e de Capitão Leônidas Maques, Edelano Rohers que desenvolvem projetos ambientais com o mesmo propósito em ambos municípios.
7245a107-9026-480b-bb75-ac119e1bbaa7

No final de semana, os edis participaram de um encontro onde apresentaram as experiências do projeto Proteja Uma Nascente desenvolvido em Palmas, Sul do Paraná, desde 2015 e o Água Pura no município do Oeste Paranaense.“Estivemos buscando apoio, conhecimento e parceria com o vereador Edelano que faz um brilhante trabalho. Vamos fazer uma parceria entre os dois municípios para a troca de experiências e ações práticas”, contou o vereador palmense.

A proposta é que as experiências desenvolvidas em Capitão Leônidas Marques sejam aplicadas em Palmas e os procedimentos do trabalho de recomposição das matas  ciliares no município do oeste do Estado.

a258145a-36e0-4fc8-b05e-d16adf674a4e

Ver. Edelano foi homenageado pelo seu trabalho

Em maio deste ano, o Programa Água Pura completou 4 anos e já proporcionou a recuperação de aproximadamente 300 fontes, beneficiando 27 comunidades, garantindo 3 milhões de litros de água potável a população da cidade e interior. A iniciativa vem recebendo reconhecimento através de várias homenagens e prêmios.

O Proteja Uma Nascente surgiu da preocupação do mecânico/vereador palmense em garantir água potável para as gerações futuras. Para isso vem reconstituindo a mata ciliar do rio Caldeiras e  de outros  que abastecem a população de Palmas, desde 2015, inicialmente com o apoio de seu pai e familiares. Ao longo do tempo, o projeto passou a receber apoio do IFPR, SESI, Rotary Club,  Colégio Sebastião Paraná, Sanepar e Poder Público – Executivo e Legislativo. Recentemente foi inserido nas ações da ONG Protetores da Natureza.

Foi selecionado pelo Comitê da Organização das Nações Unidas(ONU) e foi apresentado durante a 4ª Conferência em Pesquisa para a Educação Executiva Responsável(PMRE). A iniciativa também recebeu premiação do Prêmio ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelo SESI e ONU.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar