Iapar pesquisa e distribui gratuitamente mudas para pastagens

por Ivan Cezar Fochzato em 12 de novembro de 2018 12:21
por Ivan Cezar Fochzato em 12 de novembro de 2018 12:21

A Estação do Instituto Agronômico do Paraná(IAPAR) em Palmas, sul do Paraná, está distribuindo, gratuitamente, mudas de diversas espécies de pastagens. O objetivo é atender aos produtores de leite de toda a região com variedades de alto valor nutritivo para os rebanhos.

Conforme o chefe da Unidade, Wilson Schveiczrski, foi montando um campo com 15 variedades adaptadas a diversos climas da região. Quatro delas, são altamente resistentes ao frio e as demais para localidades com temperaturas médias mais elevadas.

Informou que pesquisas e cultivo de pastagens são realizadas pensando na diminuição do custo de produção e, consequentemente, aumento de renda do produtor, que se depender apenas de silagem e ração inviabiliza sua atividade. “Se não for com pastagem, é mais barato o produtor comprar uma caixinha de leite no supermercado e vender que terá mais lucro”, avaliou.

Os produtores de toda a região podem comparecer na Estação do IAPAR e levar mudas de todas as variedades para multiplicar em suas propriedades. “Aqui nós também repassaremos todas as características de cada uma das variedades que pesquisamos e indicamos aos produtores”, disse Schveiczrski.

Compartilhar