Humanização: espaço “Estar Materno Eliziane Gai Menin”

por Juliana Raddi em 31 de Janeiro de 2019 17:33
por Juliana Raddi em 31 de Janeiro de 2019 17:33

(Foto: Divulgação/Assessoria)

 

Na segunda-feira (28) foi inaugurado o espaço “Estar Materno Eliziane Gai Menin” no Hospital Regional do Sudoeste. Um local que tem por objetivo oferecer um ambiente humanizado para as mães que acompanham seus bebês durante o internamento.

(Imagem: Divulgação/Assessoria)

A Diretora do Hospital Regional do Sudoeste, Cíntia Ramos, explica que o local leva o nome da Fonoaudióloga Eliziane Gai Menin, falecida em 2015. A profissional atuou por mais de quatro anos junto ao Hospital Regional e também em outros locais da saúde pública de Francisco Beltrão. “Agradecemos muito a família da Eliziane pelo apoio, gentilmente eles cederam muitos materiais e móveis para esse espaço que leva o nome dessa profissional brilhante”.

No período diurno as mães podem usufruir no Hospital Regional de um local que conta com poltronas reclináveis, ar condicionado, alimentação, TV e com acesso livre tanto na UTI Neonatal quanto na UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). “Colocamos à disposição das mães um ambiente acolhedor, um lugar realmente humanizado, nesse período em que seus bebês estão hospitalizados”, comenta.

(Imagem: Divulgação/Assessoria)

A noite é proporcionado às mães um hotel onde foi licitado pela ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste), onde o município de origem das gestantes custeia todas as despesas nesse hotel. Desse modo, elas têm esse local de forma gratuita para estarem acomodadas

A intenção segundo a Diretora é trabalhar nesse acolhimento e fortalecer a rede materno-infantil, trabalhando sempre para humanizar, qualificar o atendimento das gestantes e dos bebês até 1 ano de vida. Ela destaca ainda, que isso é o preconizado pelo Mãe Paranaense e o trabalho tem demonstrado indicadores positivos, “temos uma significativa redução da mortalidade materno-infantil na nossa Regional, que a cada ano tem tido um indicador positivo de redução”.

“Em nome de toda equipe multiprofissional do Hospital Regional a gente agradece os Secretários de saúde, a família da homenageada e todos os profissionais contribuem para a qualificação do atendimento do SUS na nossa Região”, agradece.

Confira a entrevista: 

Compartilhar