Festa do Dia do Índio é oficializada no calendário de Mangueirinha

por Ivan Cezar Fochzato em 10 de Abril de 2018 11:02
por Ivan Cezar Fochzato em 10 de Abril de 2018 11:02

A Festa em comemoração do Dia do Índio, em 19 de abril, agora  faz parte do calendário de festividades do município de Mangueirinha, Sudoeste do Paraná. O evento, oficializado pela Lei(2004/2018)aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito, Elidio Zimerman de Moraes, foi publicado no Diário Oficial( DIOEMS), nesta segunda-feira(09).

A cada ano o Dia do Indio é comemorado com extensa  programação preparada pela Escola Kokoj Ty Han Já. A Semana Cultural Kanhgás Jukre Si Vin,  contempla apresentação de Danças, Contos, Comidas Típicas, Artesanatos, Ervas Medicinais, Jogos , Pinturas, História e Língua Kaingang.

Na Terra Indígena Mangueirinha, com mais de 16 mil hectares e que abrange ainda os municípios de Coronel Vivida e Chopinzinho, vivem mais de 1,5 mil Kaingangs e Guaranis. Sobre o território está a maior área de floresta nativa de Araucária(Pinheiro do Paraná), do mundo.

TERRA INDÍGENA DE PALMAS

Na área de 2.944,00 hectares vivem mais de 250 famílias, aproximadamente mil pessoas, em aldeias localizadas na divisa do Paraná com Santa Catarina, entre os municípios de Palmas, no sul paranaense e Abelardo Luz, no Oeste  catarinense.

A  Mostra Cultural comemorativa é organizada pelos professores e estudantes da Escola Estadual Indígena Segso Thán Sá com o apoio das lideranças da comunidade. São realizadas danças, cantos, músicas, exposição de comidas típicas, ervas medicinais, fotos, artesanatos, o museu indígena, dentre várias outras manifestações da cultura indígena.

Além disso, também são disputados os jogos indígenas com o arremesso de lança, cabo de guerra, corrida a tora, pau de cebo, arco e flecha, paleta, luta corporal, voleibol e futebol.

Compartilhar