MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Expobel 2018: Expositor irá demonstrar como produzir mais e com menos riscos

por Evandro Artuzzi em 20 de Fevereiro de 2018 11:56
por Evandro Artuzzi em 20 de Fevereiro de 2018 11:56
Esta matéria utiliza fontes de: Assessoria Expobel

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo (terra), onde as raízes, em plano elevado, recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Essa técnica de plantio poderá ser conferida na Expobel 2018, de 9 a 18 de março, no parque de exposições Jayme Canet Júnior, próximo das mangueiras da Sociedade Rural.  “Os visitantes vão ver uma horta de alta tecnologia com produção de hortaliças em hidroponia, produção de tomate em vasos e morangos em sacos específicos para a produção deles. Nós já montamos algumas estruturas dessas aqui na região”, informa Valdocir Baldissareli, do Viveiro Baldissareli.

O agricultor observa que o plantio de morangos com as técnicas convencionais (no solo) está em decadência. “Pela questão de a pessoa ter que se agachar para plantar. Já com o plantio em vasos, ela trabalha em pé. E também nesse sistema dá pra produzir mais e melhor”, afirma Valdocir.

Ralstonia preocupa

A ralstonia é uma doença transmitida no solo, onde as bactérias sobrevivem e entram nas raízes dos tomateiros, através de feridas causadas pelo cultivo e insetos. As bactérias difundem-se por meio da água de irrigação, movimentação do solo ou por meio da circulação de plantas infetadas.

Os sintomas iniciais são o surgimento de folhas murchas, seguido de um ‘murchamento’ repentino e permanente de toda a planta. “É uma doença que está dizimando os tomatais no Brasil. No vaso o tomate fica protegido porque não tem contato com a terra. Temos conseguido resultados excepcionais, com clientes nossos tirando 15 quilos de tomate por planta”, destaca Valdocir. “Nosso objetivo na Expobel é receber nossos clientes e mostrar como produzir em pequena e larga escala”, diz o agricultor, que trabalha com sua família no Viveiro Baldissarelli, localizado na Linha Negreiro, interior de Marmeleiro (PR).

Valdocir no local onde será montado seu estande para a Expobel 2018. Crédito: Darce Almeida/Acefb

Compartilhar