MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Eventos marcam os 50 anos do curso de Pedagogia em Palmas

por Ivan Cezar Fochzato em 18 de junho de 2018 16:16
por Ivan Cezar Fochzato em 18 de junho de 2018 16:16

Para celebrar o jubileu de criação do Curso de Pedagogia em Palmas,  atualmente ofertado pelo IFPR, foi iniciada uma agenda comemorativa que se estenderá até meados do próximo ano. A programação dos 50 anos envolve coordenação, professores e acadêmicos da Instituição com a colaboração da população.

O curso iniciou ao mesmo tempo que foi autorizada ao funcionamento, em 11 de Novembro de 1968, a primeira Instituição de Ensino Superior em todo um contexto regional, entre o Oeste e Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.  Com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras(FAFI) também passam a ser ofertados os cursos de Filosofia, Letras e História.

Com as transformações institucionais, a formação em Pedagogia continuou presente na Facipal – Faculdades Integradas de Palmas passando ao  Centro Universitário Católico do Sudoeste(UNICS) e, há 08 anos com a incorporação pela rede federal de ensino,  pelo Campus Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

As iniciativas visam resgatar alguns elementos relacionados a história da educação e compreender a identidade do pedagogo. A primeira atividade, neste sentido,  foi um  encontro para apresentação da proposta e que contou com a presença de professores precursores do curso, Denise Mendes e Nelson Ribas, seu primeiro coordenador.

Agora, estão sendo buscados documentos institucionais, textos jornalísticos e registros fotográficos para contar a história do curso. Sistematizados serão apresentados durante a Mostra de Cursos do IFPR, dias 28 e 29 de junho.

 Além da exposição, serão desenvolvidas atividades de formação acadêmica aos acadêmicos e egressos do curso pra resgate  histórico do  e impactos na sociedade palmense e na região ao longo dos cinquenta anos.  Estão previstas ainda palestras, mesas de debates e seminários que comporão a chamada Semana Acadêmica de Pedagogia.

Quem dispuser de fotografias e diversos outros materiais relativos podem colaborado deixando-os no Campus, na Rádio Club e ainda contatar pelo fone (46) 99813717.

Compartilhar