MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Estudantes do IFPR/Palmas premiados em eventos científicos e inovação

por Ivan Cezar Fochzato em 22 de outubro de 2018 16:51
por Ivan Cezar Fochzato em 22 de outubro de 2018 16:51

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Palmas, foram premiados, na última semana, em dois eventos científicos e de inovação. No Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), em Londrina, destaques em projetos apresentados através de pôster, comunicação oral e Iftech.  Em Foz do Iguaçu, venceram o desafio de desenvolver soluções para melhoria da vida das pessoas na tríplice fronteira

No evento no Norte do Paraná, no campo das Ciências Humanas foi premiado o trabalho:  “Ensino e aprendizagem da matemática: apresentando as principais dificuldades operacionais na área das operações matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental”

Outro destaque veio na comunicação oral do acadêmico, Guilherme Zimermann, do curso de Sistemas de Informação que apresentou o “Siscontextos: sistema de submissão de trabalhos e gerenciamento de eventos científicos do IFPR Campus Palmas”. 

Na Feira de Inovação Tecnológica(IFTECH), os vencedores foram acadêmicos dos cursos vinculados às Ciências da Saúde, apresentaram a “Produção e avaliação sensorial de cervejas artesanais estilo ale contendo plantas”

Já na cidade do Oeste do Paraná,  Kaique Spagnol e Michel Cassol, conquistaram o primeiro lugar do Hackaton Latinoware 2018. A dupla apresentou o aplicativo “Moving Foz”, focado na mobilidade urbana de Foz do Iguaçu, que propõe o rastreamento e coleta de dados dos transportes coletivos para auxiliar o cidadão iguaçuense ou turistas a terem uma experiência mais prática, precisa e com informações em tempo real, com a localização dos ônibus.

As equipes tiveram três dias para criar e prototipar as soluções encontradas e, como prova final, as três equipes tiveram que apresentar toda a estruturação, viabilidade técnica, execução e o impacto social das respectivas ideias.

Todos os participantes receberam como premiação um ingresso para a Campus Party 2019 São Paulo, principal evento tecnológico realizado anualmente no País. Os estudantes de Sistema de Informação de Palmas também receberam monitores e a oportunidade de realizar uma avaliação junto à equipe do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para integrarem programa de aceleração de startups da Incubadora Santos Dumont.

Compartilhar