Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Em nota, BRF se posiciona sobre suspensão do abate de peru

por Francione Pruch em 26 de junho de 2018 13:35
por Francione Pruch em 26 de junho de 2018 13:35

A semana começou com uma notícia de impacto para economia e geração de empregos em Francisco Beltrão. A unidade da BRF, anunciou nesta segunda-feira (25) a suspensão dos contratos com os produtores de peru. A medida também afeta a geração direta de empregos mantidos pela empresa, uma das maiores da cidade.

+ BRF suspende produção de peru na unidade de Francisco Beltrão

Em nota encaminhada hoje (26) à Rádio Onda Sul FM, a BRF confirma as medidas anunciadas. “A BRF informa que suspenderá por tempo indeterminado as atividades de produção de perus da unidade de Francisco Beltrão (PR), a partir de primeira quinzena de agosto. A revisão tem como objetivo a adequação da estrutura à demanda do mercado e a melhor alocação de recursos”.

Informações extraoficiais estimam que entre 600 a 1 mil empregados sejam desligados da empresa até agosto. Além disso 720 aviários devem ser fechados, afetado aproximadamente 400 família da cidade e municípios vizinhos.

“A empresa manterá funcionando as outras atividades exercidas na unidade, “todas as demais atividades do complexo fabril – processos de frango, rações, filial de grãos e as matrizes de peru serão mantidas”, diz a nota.

Existe a possibilidade de remanejamento de empregados para a unidade da BRF de Dois Vizinhos, mas até o momento nenhuma conversa oficial ou medida foi divulgada.

A crise que atinge uma das gigantes de alimentação do Brasil começou com a Operação Carne Fraca, deflagrada em março de 2017, por suspeita de fraudar resultados de exames. No começo de 2018, o mercado europeu suspendeu em definitivo a exportação de carne de frango, em especial, a de peru de frigoríficos brasileiros, vários deles pertencentes a BRF. Por fim, a greve dos caminhoneiros agravou a ainda mais a situação, paralisando de vez a produção da empresa por mais de 10 dias.

 

Nota à imprensa

Francisco Beltrão, 25 de junho de 2018 – A BRF informa que suspenderá por tempo indeterminado as atividades de produção de perus da unidade de Francisco Beltrão (PR), a partir de primeira quinzena de agosto. A revisão tem como objetivo a adequação da estrutura à demanda do mercado e a melhor alocação de recursos.

Todas as demais atividades do complexo fabril – processos de frango, rações, filial de grãos e as matrizes de peru – serão mantidas.

A revisão também não altera os investimentos da ordem de R$ 18 milhões previstos para a unidade de Francisco Beltrão, destinados a diversos projetos de melhorias como a ampliação da área da câmara de estocagem.
A companhia está avaliando a possibilidade de absorver parte da equipe da linha de perus em outros processos produtivos na mesma unidade ou em unidades próximas, dependendo da disponibilidade de mobilidade e existência de posições equivalentes.

A empresa informa ainda que os termos contratuais vigentes serão honrados junto aos atuais integrados. A BRF irá acionar todos os produtores da localidade nas próximas semanas para comunicar os próximos passos.

 

Compartilhar