Em mensagem semanal, Dom Edgar destaca 56ª Assembléia da CNBB

por Ivan Cezar Fochzato em 13 de Abril de 2018 9:57
por Ivan Cezar Fochzato em 13 de Abril de 2018 9:57

O Bispo de Palmas/Francisco Beltrão, participa até o próximo dia 20, da 56ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Aparecida, São Paulo.

Em sua mensagem semanal aos Diocesanos, Dom Edgar Xavier Ertl, informou que estão presentes os bispos das 277 dioceses e prelazias, bispos auxiliares e coadjutores, administradores diocesanos, bispos eméritos, secretários executivos dos 18 regionais da CNBB e uma equipe grande de peritos em diversas áreas da Igreja, totalizando mais de 450 pessoas.

Explicou que o tema central deste ano aborda questões relacionadas à formação dos presbíteros, futuros padres, e a necessidade de formação permanente. Também estão na pauta assuntos para a Liturgia; Música Litúrgica; Prestações econômicas; Análise de conjuntura eclesial;  as Novas Comunidades e os Estatutos da CNBB.

Estão sendo discutidos sobre o  Estado Laico Ano do laicato; Obrigatoriedade do casamento civil para a celebração do casamento religioso; A nulidade matrimonial e indicações às novas Diretrizes para Ação Evangelizadora para 2019. Será nesta assembleia que ocorrerá a  eleição dos delegados e suplentes para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. O Sínodo (caminhar juntos) em 2018 é  dedicado aos jovens e ocorrerá entre 3 a 28 de outubro

Além da extensa pauta para da Assembleia também serão apresentadas experiências evangelizadoras sobre o projeto de Iniciação à vida cristã, sobre a evangelização da juventude, a pastoral universitária, pastoral vocacional e a pastoral do menor.  “Imploramos as bênçãos de Deus para todos os que aqui estamos reunidos e, sobretudo, para o fortalecimento de nossa Igreja de Palmas – Francisco Beltrão que está sob nossos cuidados pastorais nestes seus sessenta anos de missão evangelizadora”, finaliza Dom Edgar

LEIA MAIS

Compartilhar