MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Dom Edgar: “A espiritualidade da quaresma é muito importante, estamos nos preparando para Páscoa do senhor”

por Francione Pruch em 14 de Fevereiro de 2018 17:19
por Francione Pruch em 14 de Fevereiro de 2018 17:19

Dom Edgar / Foto: Assessoria

Momento de oração e reflexão nos próximos 40 dias. Entramos no período da quaresma, iniciada nesta Quarta-feira  de cinzas (14). Toda a igreja católica convida os fiéis para um período de conversa com Deus e consigo mesmo.

Para o Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl, “a espiritualidade da quaresma é muito importante, estamos nos preparando para Páscoa do senhor”.

Durante esse tempo a igreja nos propõem reflexões em torno de três palavras, Esmola, Jejum e Oração. “A partir de hoje três palavras são propostas como características principais da espiritualidade desse tempo. A oração sobre tudo deve animar a espiritualidade da quaresma, isso é muito importante, rezar. Temos o jejum, lembrando que não é somente jejum da carne e de alimentos, mas também de palavras inúteis, uso do celular em redes sociais em excesso. Também temos a caridade que chamamos de esmola, a terceira característica, atenção aos pobres, uma esmola que nos leva a solidariedade. São algumas coisas que podemos melhorar”, afirma Dom Edgar.

 

Campanha da Fraternidade

Todo ano, na Quarta-feira de Cinzas a CNBB (Comissão Nacional dos Bispos do Brasil) faz o lançamento da Campanha da Fraternidade. Em 2018 o tema escolhido se trata “Fraternidade e a superação da violência”, e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O lançamento em âmbito diocesano acontece nesta quinta-feira (15), na casa de formação Divino Mestre, a partir das 09 horas.

Para Dom Edgar, “os números revelados nas últimas pesquisas são alarmantes, além da própria sensação de insegurança que vive a população em muitas partes do país. Então isso mostra a necessidade de reflexão do tema”.
Participam da apresentação da campanha Dom Edgar Xavier Ertl; Investigador da Polícia Civil Dr. Modoaldo Alves de Oliveira; Delegado chefe da 19ª SDP de Francisco Beltrão Dr. Valderez Luiz Scalco; e o Diretor da Rede Bom Jesus de Comunicação Padre Valdecir Bressani.

Para Dom Edgar, a campanha da fraternidade mostra a união das igrejas na abertura dos debates e soluções dos problemas da sociedade. “A diocese está unida a igreja do Brasil, a partir de hoje para junto pensarmos, refletirmos e agirmos em favor da vida, cultura da paz e de que em Cristo somos irmão e irmãs”.

 

 

Compartilhar