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Dicas de atividade física para quem sofre de Escoliose

por Juliana Raddi em 3 de outubro de 2018 20:11
por Juliana Raddi em 3 de outubro de 2018 20:11

(Imagem Ilustrativa)

O Personal Trainer Magnus de Sousa, esteve nos estúdios da Rádio Onda Sul FM, nesta manhã de terça-feira (03). O profissional comentou e esclareceu dúvidas dos ouvintes, que diariamente enviam mensagens com questões a serem abordadas.

Entre os temas abordados, está a Escoliose, doença que afeta de 2% a 4% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A dúvida em questão é quanto ao tratamento para uma possível correção, se o indicado é realizar treino funcional ou academia. O Personal inicia esclarecendo que a escoliose é uma curvatura lateral da coluna, que a deixa em forma de ‘S’ alterando a postura e causando dores.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo Magnus algumas atividades são mais indicadas para a escoliose, como Pilates, Yoga, Hidroginástica e Reeducação Postural Global (RPG). A musculação fica em segundo plano, porém caso deseje realizar a prática é necessário contar com um profissional qualificado, como ele explica: “não tem problema, desde que o profissional que vai te acompanhar tenha uma experiência, saiba como está manipulando, onde fortalecer, como fazer esse movimento, essa correção com exercícios”. Os resultados com a prática da academia irão depender do profissional, da experiência que ele tem e como irá conduzir.

Como dica o Personal destaca o que deve ser evitado, “exercícios ou esportes que usem o hemisfério do corpo e o outro, por exemplo unilateral, como jogar tênis, handebol, basquete… Então são atividades que usam um lado do corpo e o outro. Se tiver um acompanhamento mais próximo, quase que personalizado, ótimo, porém se for praticado em grupo já não vejo com bons olhos” e finaliza, “eu vejo a musculação e funcional com uma ressalva, por isso sou mais as atividades que citamos anteriormente, que com certeza vão colaborar bastante”.

Confira o áudio na íntegra:

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