Departamento de saúde desenvolve atividades contra tabagismo em Marmeleiro

por Evandro Artuzzi em 31 de Maio de 2018 14:46
por Evandro Artuzzi em 31 de Maio de 2018 14:46
Esta matéria utiliza fontes de: Redação com assessoria
31 de maio é lembrado como o Dia Mundial Sem Tabaco. O Departamento Municipal de Saúde de Marmeleiro, juntamente com os profissionais de saúde do NASF, ESF e estagiários do curso de psicologia da Unipar, realizaram durante o mês de maio, e também no início de junho, uma campanha de intervenção educativa nas escolas  sobre o uso do cigarro e a prática de narguilé, o que aumenta as chances de dependência.
Existe uma preocupação com o grande número de jovens que experimentam cigarro antes dos 15 anos.
A intenção é sensibilizar os adolescentes das escolas sobre os riscos à saúde e os danos causados pelo tabaco.
Com isso, a coordenadora de saúde mental e psicóloga do NASF, Beloni Panizzon, explica que “a campanha busca aumentar a conscientização da população sobre o tabaco e as doenças relacionadas ao uso do cigarro, entre elas as doenças cardiovasculares”.
Também se buscou dar orientações em grupos de hipertensos e diabéticos, gestantes entre outros; Abordagem e divulgação de materiais educativos, através das Agentes Comunitárias de Saúde nas visitas domiciliares às famílias; Divulgação de Programa Nacional de Tabagismo para quem quer deixar de fumar.
Acreditamos que “as relações humanas são construídas através da harmonia entre os indivíduos, os ambientes e os modos de viver e a adoção de comportamentos saudáveis e estilos de vida saudável contribuem na redução de doenças relacionadas ao tabaco”, considerou Beloni. A equipe também visitou  o Grupo de dor crônica-coluna e orientou sobre o combate ao tabagismo.
Compartilhar