Decreto institui Semana Nacional da Agricultura Familiar no Brasil

por Evandro Carlos Artuzzi em 27 de dezembro de 2018 10:11
por Evandro Carlos Artuzzi em 27 de dezembro de 2018 10:11
Esta matéria utiliza fontes de: Assessoria Cresol

Na última quinta-feira, 20 de dezembro o Congresso Nacional decretou e o Presidente da República sancionou a lei 13.776 que institui a Semana Nacional da Agricultura Familiar no Brasil.

O então Projeto de Lei nº 1.779/15 institui uma celebração anual durante a semana do dia 24 de julho. A data coincide com a da publicação da Lei nº 11.326/2006, que estabelece as diretrizes para a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

A criação da Semana Nacional da Agricultura Familiar foi uma proposta do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Heitor Schuch, onde segundo ele, o setor é responsável por mais de 70% do alimento que chega à mesa dos brasileiros e emprega mais de 5 milhões de famílias, uma contribuição significativa para a economia brasileira.

Agricultura Familiar e a Cresol

A Cresol tem sua origem na luta dos agricultores familiares para o acesso ao crédito, e surge para aproximar e combater essa realidade na época onde os agricultores estavam a margem do Sistema Financeiro há mais de duas décadas vem mudando essa realidade onde está inserida.

Segundo o Presidente do Sistema Alzimiro Thomé, que também é agricultor familiar e ajudou nessas lutas a instituição de uma Semana para celebrar, discutir e refletir sobre o setor é mais uma conquista para os agricultores. “A Cresol é reflexo da importância de se buscar novos meios quando se acredita, e a agricultura já mostrou a sua força ao longo desses anos, para isso é motivo de orgulho uma semana que marque e ressalte a importância de se olhar a agricultura familiar do nosso País”, comenta Thomé.

Compartilhar