MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Cultura financeira é fundamental para o sucesso dos empreendedores

por Guilherme Zimermann em 2 de outubro de 2017 15:04
por Guilherme Zimermann em 2 de outubro de 2017 15:04

De cada dez empresas, seis fecham as portas antes de completar cinco anos, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base em dados de 2014.

Conforme o estudo, das 694,5 mil empresas abertas em 2009, somente 275 mil estavam em funcionamento em 2014. Outras 157 mil fecharam pouco depois de completarem um ano de atividades.

Os motivos que levam as empresas a encerrarem suas atividades em tão pouco tempo não são levantados pela pesquisa, mas analistas apontam que a sobrevivência tem relação com o tamanho das empresas. Aquelas com maior número de empregados tendem a permanecer por mais tempo no mercado, enquanto que as menores, têm taxas de sobrevivência mais baixas.

AbelsonCarlesFiep

Para o empresário Abelson Carles, diretor da Alcast do Brasil, para aqueles que buscam abrir o seu próprio negócio, é necessário “muito trabalho, muito sonho e muita dedicação”, além de educação econômico-financeira.

Na sua visão, toda pessoa que busca ter seu próprio negócio, tem o empreendedorismo “no sangue”. Porém, outro ponto essencial para todo empresário, e que falta ao brasileiro, na opinião de Carles é a cultura financeira. “O empreendedor geralmente enfrenta esse problema, quando ele sai do seu emprego, vai abrir sua empresa e acaba misturando os caixas, confundindo faturamento com lucro. Então, a melhor dica é: ter um bom planejamento, fazer um plano de negócios e ter o caixa da vida pessoal totalmente separado da vida empresarial”, considera.

Leia mais:

Panelux projeta ser a maior fabricante de utilidades domésticas do Brasil

Alcast(Panelux) no ranking das que mais crescem no Brasil

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar