Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Comunidade de Alto Mirim volta a ser debate entre Chopinzinho e São João

por Edson Zuconelli em 12 de Abril de 2018 11:39
por Edson Zuconelli em 12 de Abril de 2018 11:39

A comunidade de Alto Mirim, localizada em território chopinzinhenses, voltou a ser debate entre os administradores municipais de Chopinzinho e São João, sudoeste do estado. A local possui uma área de aproximadamente 560 alqueires, conta com cerca de 180 moradores.

No ano de 2014 a administração municipal de São João entrou com uma ação na justiça contra Chopinzinho pedindo a incorporação da comunidade ao território são-joanense. Em 2017 aconteceu uma audiência pública, onde os moradores do local manifestaram o interesse pertencer a São João pela proximidade.

Na semana passada o Ministério Público da Comarca de São João, através do promotor Dr. Nielson Norberto de Azeredo, deu parecer confirmando a permanência da comunidade ao território pertencente à Chopinzinho.

O prefeito de São João Altair Gaspareto, afirmou em entrevista a Rádio Extra FM, que a comunidade de Alto Mirim sempre pertenceu a São João. Ainda segundo ele os moradores do local preferem São João devido a distancia ser menor do que até a sede de Chopinzinho.

“Essa comunidade sempre pertenceu ao município de São João, o município sempre atendeu esta comunidade e infelizmente de 2009 pra cá houve um questionamento do prefeito da época pedindo as contas de luz pedindo o endereço de Alto Mirim município de Chopinzinho. Pra gente é difícil estar trabalhando com a parte de transporte escolar, estradas, saúde, educação, enfim uma série de demandas de serviços que São João vem fazendo”, disse Gaspareto.

 

Para o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, existe uma demarcação territorial que consta em mapas, em documentos que esta área pertence à Chopinzinho. E agora se espera a decisão definitiva do Juiz da Comarca DR. Marcio Trindade Dantas sobre a questão da localização da comunidade.

“O que está em discussão é uma questão territorial, uma questão de divisa, e nós sabemos que existe uma demarcação que esta área territorial pertence à Chopinzinho, consta em mapas, em documentos e temos que respeitar essa documentação que diz que esta área pertence à Chopinzinho. Sabemos que a população do Alto Mirim tem esse anseio, tem essa preferencia pelo município de São João pela proximidade, mas legalmente é uma área pertencente à Chopinzinho”, salientou Scolaro durante entrevista ao departamento de jornalismo da Extra.

Compartilhar