MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Complexo Eólico Palmas II cumpre mais uma fase para licenciamento

por Ivan Cezar Fochzato em 2 de Março de 2018 16:29
por Ivan Cezar Fochzato em 2 de Março de 2018 16:29

Foi realizada na noite desta quinta-feira(09) no Centro Cultural Dom Agostinho, através do Instituto Ambiental do Paraná,  a Audiência Pública do Complexo Eólico Palmas II a ser construído na região do Horizonte, no município de Palmas, sul do Paraná. No ato público, convocado foi apresentado o Relatório do Estudo de Impacto Ambiental.

O objetivo foi esclarecer a população e demais interessados a respeito dos estudos apresentados pelo empreendedor e colher sugestões com a finalidade de subsidiar o processo de licenciamento pelo órgão estadual de fiscalização.

O empreendimento, que prevê investimentos de R$ 1,2 bilhões, pertence a empresa Enerbios – Energias Renováveis associada a Vento Sul Energia, Cia Ambiental e a empresa alemã,  Inno Vent Wind Energy Wordwild.  Serão instaladas 100 torres distribuídas em sete parques numa área de 16 mil hectares pertencentes a 47 proprietários rurais. Os 200 megawatts serão conectados à uma linha de transmissão até a subestação no perímetro urbano, distante 28 quilômetros do complexo gerador. O volume produzido atenderá uma população de 240 mil habitantes, aproximadamente.

Empreendedores aguardam a obtenção da  Licença Prévia, que aprova a localização e tecnologia do empreendimento. Posteriormente, cumpridos todos os requisitos, é concedida a Licença de Instalação, que autoriza o início das obras, e somente quando concluídas, receberão pelo mesmo órgão a autorização para entrar em funcionamento as torres.

Compartilhar