MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Clima começa preocupar produtores agrícolas da região

por Ivan Cezar Fochzato em 15 de outubro de 2018 10:16
por Ivan Cezar Fochzato em 15 de outubro de 2018 10:16

As constantes e volumosas chuvas já estão preocupando os agricultores da região Sudoeste do Paraná. As atuais condições climáticas colocam em risco a colheita do trigo, bem como, os plantios do milho e da soja.

Conforme o engenheiro do Departamento de Economia Rural(DERAL), Josemar Banach Fonseca, as lavouras de trigo nos municípios de São João, Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara do Oeste, Pato Branco e outras próximas estão prontas para colher. “Muitos produtores estão perdendo trigo”, conformou na manhã desta segunda-feira(15).

Explicou que quando os produtores conseguem colher constatam diminuição da produtividade e qualidade dos grãos. “Foram registrados volumes entre 100 e 150 milímetros de chuva durante o feriadão nestes municípios”, informou ao RBJ. Projetou que com a continuidade da instabilidade, as perdas que atualmente estão entre 10 e 15% podem aumentar.

Na microrregião(Palmas, Coronel Domingos Soares, partes mais frias de Mangueirinha, Clevelândia e Honório Serpa) o trigo ainda não enfrenta problemas, por de ciclo tardio,  ainda está na fase de granação.

Além das perdas, a preocupação na região é com o atraso do plantio das demais cultivares. “O retardamento da colheita do trigo, certamente, influenciará no cronograma do plantio de soja e milho, por exemplo”, alertou.

Compartilhar