Clevelândia realizou II Conferência de Promoção da Igualdade Racial

por Ivan Cezar Fochzato em 20 de novembro de 2018 16:35
por Ivan Cezar Fochzato em 20 de novembro de 2018 16:35

O governo municipal de Clevelândia, Sudoeste do Paraná, por meio da Secretaria de Educação e  Faculdade Educação e Meio Ambiente(FAMA) realizou na noite desta segunda-feira(19) a II  Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Os trabalhos foram desenvolvidos em torno do tema central, proposto localmente pelos organizadores: A Educação nas Relações Étnico-raciais: a implementação do diálogo intercultural.

Na abertura do evento, professora Juliana Guimarães, apresentou e justificou os objetivos do evento, bem como, apresentou o regulamento da Conferência, aprovado pelos presentes.

Na oportunidade, a professora Patrícia Antoniolli representou a Diretora da FAMA, Elair Assunta Artusi Meyer e prof. Romilda Branco, a Secretária de Educação, Angelita Corá, que, juntamente com o prefeito, Ademir Gheller  e o presidente do Legislativo,  Antonio  Celso, cumprem agenda governamental na capital do Estado. O vice-prefeito, Cezar Daneluz, via ofício justificou sua impossibilidade de estar presente, mas destacou a importância do evento e  sua respectiva temática.

Fotos: prof. Alonso De Carli/FAMA

Na palestra pelo sociólogo e professor da FAMA, Ivan Cezar Fochzato, foram abordados conceitos sócio/antropológicos sobre  identidades culturais,  mono, multi, inter e transculturalismo e as visões etnocêntricas que geram preconceitos, conflitos e desigualdades entre os culturalmente diversos. Apontou o papel da escola como espaço importante para transformação dos indivíduos em sujeitos da sua história.

Posteriormente foram formados cinco grupos de trabalhos para discussão e formulação de diversas propostas de políticas públicas,ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito municipal.

Conforme os organizadores, todas as propostas serão sistematizadas e formalizadas em documentos para os encaminhamento visando torna-las efetivas.Participaram do evento, professores, estudantes e representantes do Executivo e Legislativo.

Compartilhar