Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Chopinzinho está entre as dez cidades com melhor IEGM do Paraná

por Edson Zuconelli em 19 de outubro de 2017 19:38
por Edson Zuconelli em 19 de outubro de 2017 19:38

Foto: Assessoria.

Foto: Assessoria.

O município de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, está entre as dez cidades do estado, com o melhor Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM).  O índice avalia sete indicadores: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e planejamento contra desastres naturais.

Neste ano, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) passou a utilizar este novo instrumento para medir a qualidade dos gastos dos municípios paranaenses, avaliando as políticas e ações públicas dos prefeitos. O IEGM foi apresentado nesta quarta-feira (18), pelo presidente, conselheiro Durval Amaral, durante painel do 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que está sendo realizado em Curitiba pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio do TCE-PR.

São avaliados de forma mais detalhada a atenção básica à saúde, a infraestrutura escolar (creche, pré-escola e ensino fundamental), o planejamento municipal (consistência entre o planejado e o efetivamente executado), a questão fiscal (execução financeira e orçamentária e manutenção dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, a questão ambiental (ações que impactam a qualidade dos serviços e a vida da população), a tecnologia de informação (uso dos recursos em favor da sociedade) e o planejamento do município em função de possíveis acidentes e desastres naturais.

escalaDos 399 municípios paranaenses, 282 tiveram o índice calculado e fazem parte do primeiro ranking, divulgado nesta quarta-feira. Curitiba e Ubiratã foram os municípios mais bem avaliados, com índice 0,77. Chopinzinho apresentou o índice 0,73 ocupando a décima colocação.

Para o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro (PMDB), está colocação é um reconhecimento do esforço que a administração pública está fazendo em seu primeiro ano de gestão. “Para nós é um motivo de muita satisfação, é um reconhecimento de todo o esforço que a administração pública está fazendo, uma gestão técnica, profissional, baseada em princípios éticos, princípios da legalidade, da transparência, da publicidade, fez com que o município de Chopinzinho pudesse estar neste primeiro ano que se avalia pelo Tribunal de Contas na décima posição do estado”, disse Scolaro.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar