CCJ aprova Palmas como Capital Paranaense do frio e da maçã

por Guilherme Zimermann em 30 de Abril de 2018 15:15
por Guilherme Zimermann em 30 de Abril de 2018 15:15
Palmas

O projeto de lei que propõe a concessão do título de “Capital Paranaense do Frio e da Maçã” ao município de Palmas foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alep) na última semana e agora segue para votação no plenário do Poder Legislativo do Estado.

A aprovação ocorre após a apresentação de um parecer técnico do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), que reconheceu o município palmense como o mais frio do Estado.

+ Simepar reconhece: Palmas é a mais fria do Paraná

Dois projetos semelhantes tramitavam na Assembleia: um, apresentado em maio do ano passado pelo o deputado Professor Lemos,  propondo ao município de General Carneiro, o título de capital paranaense do frio; e outro, apresentado três meses depois, por Nereu Moura, que propunha a honraria a Palmas.

Para não haver dúvidas, os parlamentares encaminharam um ofício ao Simepar, solicitando que o órgão apontasse qual das duas é a mais fria. A resposta oficial foi lida no último dia 17, na Comissão de Constituição e Justiça. O parecer informou que a cidade mais fria é Palmas.

Com a confirmação por parte do Simepar, o relator da comissão, deputado Cobra Repórter, apresentou parecer favorável ao projeto que dá o título a Palmas. O outro projeto, recebeu parecer contrário, sendo vencidos os votos dos deputados Claudia Pereira, Pastor Edson Praczyk e Paulo Litro. Seguindo os trâmites, o projeto palmense deve ir para a votação do plenário da Assembleia e, se aprovado, seguirá para a sanção da governadora do Estado.

Compartilhar