Câmara de Vereadores de Candói inicia ano legislativo de 2019

por Evandro Carlos Artuzzi em 6 de Fevereiro de 2019 16:51
por Evandro Carlos Artuzzi em 6 de Fevereiro de 2019 16:51

Aconteceu nesta terça-feira (5), a primeira Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Candói, no Centro Sul do Paraná, referente ao ano de 2019. Na oportunidade deram entrada dois projetos de lei de autoria do próprio legislativo. O 3/2019, de autoria dos vereadores Sergio Wegner de Vargas; Valter de Oliveira da Luz; Nilson José Rodrigues; Celso Miguel Turok; Mauri Belle; Osmar José Mis e Valdir da Costa, trata sobre a tarifa justa no consumo de água e serviços gerais de esgoto sanitário do município de Candói. Também foi apresentado projeto 4/2019, de autoria do vereadores Nilson José Rodrigues e Valdir da Costa, que obriga a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de distribuição de água potável. Além disso, foram apresentados sete requerimentos solicitando serviços e benfeitorias para a comunidade.

Entre as reivindicações, Celso Turok (PT) solicitou empenho da administração municipal para que sejam recuperadas as estradas do interior, visto que está iniciando a colheita da safra de verão. Sergio Wegner de Vargas (Rede) falou sobre oficio encaminhado em conjunto com o vereador Valter solicitando a fiscalização dos postos de combustíveis de Candói para que haja cobrança junta no valor do combustível, principalmente a gasolina. Também enalteceu requerimento apresentado pela base de apoio ao governo municipal endereçado a Sanepar referindo a cobrança da taxa mínima de água e esgoto.

O suplente Leônidas Matos de Deus (PSC), que assumiu esse ano, pediu melhorias para o Distrito de Paz. O vereador quer a reforma do parque infantil e da academia ao ar livre, além da transformação do barracão destinado aos idosos em Capela Mortuária. José Carlos Aparecido Modesto (PRB), o JK, solicitou solução urgente com relação ao setor de fisioterapia do município, com melhorias no espaço físico e contratação de novas profissionais. Ainda pediu a reforma e ampliação da Capela Mortuária na sede do município.

O ex-presidente Valdir da Costa (PSL) pediu que seja feito calçamento com pedras irregulares na serra existente na estrada geral da comunidade Alto Rio da Laje. Já os vereadores Nilson José Rodrigues (PPS) e Mauri Belle (PROS) solicitaram através de requerimentos conjuntos patrolamento nas estradas da região de Lagoa Seca e a reestruturação de todos os parques infantis e academias ao ar livre do município.

Conforme o presidente, vereador Valter Oliveira da Luz (PTB), a sessão ocorreu dentro da normalidade, uma demonstração que o ano legislativo deve ser promissor. “Começamos os trabalhos em clima de harmonia, a sessão aconteceu sem nenhuma troca de farpas entre os colegas. Assim deve ser durante o ano, visto que deveremos receber inúmeros projetos do prefeito Gelson Costa para discussão e aprovação”, disse.

Valter também comentou sobre a devolução de mais de R$ 700 mil para a administração municipal. O recurso é resultados das economias feitas em 2018 pelo legislativo. O valor será aplicado em benefício da população de Candói, conforme indicação dos vereadores. Questionado se pretende economizar esse montante ou mais durante esse ano, afirmou que deverá discutir com os colegas como o dinheiro do legislativo será aplicado. “Não vou deixar de fazer o que é necessário para os colegas pra devolver dinheiro. Temos demandas aqui, uma delas é a reforma do prédio que está totalmente deteriorado, com problemas de infiltração e goteiras, porém acredito que vai dar pra economizar algo sim, vamos fazer o possível pra isso”, garantiu.

Assista, na íntegra, a sessão ordinária de 05 de fevereiro de 2019…

Transmissão ao Vivo da 1ª Sessão Ordinária da Câmara de Candói.

Posted by Extra 107 on Tuesday, February 5, 2019

Compartilhar